sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



17/02/2017 – 6ª. Feira VI Semana comum

– Gênesis 11, 1-9 - “Quando os homens se unem para tentar a Deus”

Dentro do coração do homem há um desejo de santidade que o leva a buscar o céu, por isso, o seu anseio de perfeição o confunde em relação aos seus desejos terrenos. Por essa razão, o ser humano luta para alcançar poder, riqueza, conhecimento tentando dominar o mundo e querendo ser outro deus. Nesta narrativa simbólica o Autor nos põe a par de como arquitetam os seus planos aqueles que se ajuntam para superarem os designios de Deus. Os homens se unem para tentar a Deus! Em outras palavras podemos perceber que o próprio homem foi o autor da confusão que ha entre a comunicação nos relacionamentos sociais. Ninguém se entende, a unidade entre as nações é abalada por falta de entendimento e de diálogo, por isso, as guerras, por isso os combates, por isso, as mortes. A torre de Babel é mencionada no livro bíblico do Gênesis como uma torre enorme construída pelos descendentes de Noé, com a finalidade de tocar os céus. Deus, irado com a ousadia humana fez com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não conseguissem entender-se. Assim, eles acabaram por abandonar a sua construção e não conseguiram o seu intento. Foi neste episódio que, segundo a Bíblia, se explica a origem dos idiomas na humanidade. Tentamos também construir uma torre para alcançar o céu quando, com as nossas próprias mãos e sem medir consequências nós queremos construir algo que vai de encontro às leis de Deus e queremos ser árbitro das nossas próprias ações. - Em que situação o homem continua tentando a Deus? – O que você acha do homem ou da mulher que vive a revelia do projeto de Deus e se acha independente para fazer tudo segundo a sua prórpia vontade?

Salmo 32 – “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!”

Deus, ao contrário do que muitos pensam, está atento a todos os atos do homem. Na Sua justiça e santidade Ele vê o coração do homem e conhece as suas intenções. Por isso, “os maus por si se destroem!” Os projetos e os planos dos homens são facilmente derrubados por Deus quando Ele intui a presunção e a soberba do homem. Fiquemos cientes: Deus não nos deixa de mão e a sua atenção é para nós a prova da Sua proteção. Somos sua herança, por isso, somos povo feliz!

Evangelho – Marcos 8, 34—9,1_ “renunciar para seguir a Jesus!”

Ao nos revelar que a condição para podermos ser Seus discípulos é renunciar a nós mesmos (as) e tomar a nossa cruz a fim de segui-Lo, Jesus foi bem claro. Mesmo que à primeira vista esta expressão de Jesus seja muito dura, se pararmos para meditar na profundidade das Suas palavras iremos descobrir que aí há uma promessa de salvação incontestável. Jesus nos garante o fim de toda a nossa luta para nos salvar: basta apenas que nos ponhamos a segui-Lo sem querer tomar para nós a responsabilidade de sozinhos, conquistar a felicidade eterna. A renúncia a nós mesmos implica na abdicação das nossas opiniões próprias, dos nossos julgamentos e “maneira de ver as coisas”. Renunciar a si mesmo é não seguir a própria razão humana que não entende as coisas de Deus. É deixar-se conduzir com segurança e libertar-se de si mesmo para ganhar a vida. Seguir a Jesus é seguir os Seus ensinamentos abandonando as sugestões que o mundo dita e tudo o que a nossa carne decaída projeta. Se tomarmos o rumo contrário nunca poderemos ser discípulo (a) de Jesus. Tomar a Cruz significa passar pelas dificuldades assumindo os encargos e não querendo fugir das responsabilidades por causa do sofrimento. Muitas pessoas hoje estão preocupadas com os males do mundo moderno e querem por força e de qualquer maneira se livrar do que consideram desgraça. Não querem expor-se nem assumir compromissos e fogem dos encargos que podem pesar sobre os seus ombros. Quem não quer sofrer pouco, acaba sofrendo muito e toda a pessoa que quer se livrar de qualquer maneira dos seus percalços está procurando salvar a sua própria vida.Não tem vergonha de Jesus aquele ou aquela que tem coragem de assumir publicamente as suas dificuldades confiando no Seu livramento. – Você é daquelas pessoas que polemizam a Palavra de Deus e dão a sua própria interpretação segundo lhe convem? - Você tem usado de algum método ou meio que vai de encontro ao que Jesus ensinou? - Você tem feito mais para ganhar a vida ou para ganhar o mundo inteiro? – Você tem medo de enfrentar barreiras e de assumir compromissos? Você se envergonha de falar de Jesus no meio em que você frequenta?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária  Um Novo Caminho

Nenhum comentário: