terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

BISPOS INICIAM PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSEP EM BRASÍLIA

O encontro teve início com uma celebração de abertura dedicada ao Ano Jubilar Mariano
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais da entidade, estão reunidos para a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) em 2017. O encontro, na sede da CNBB, em Brasília (DF), segue até amanhã, dia 15, e foi iniciado com a celebração da palavra cuja temática foi o Ano Jubilar Mariano, “Maria, a verdadeira Mãe da Igreja, corpo místico do Cristo ressuscitado, vivo e presente até os confins do mundo e até o fim dos tempos”.
“O Ano Mariano é uma ocasião especial para recordar, celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida. Tempo também para se conhecer melhor, redescobrir o retrato de Maria no Evangelho, mas acima de tudo, é um tempo para imitar Maria, seguir o seu exemplo”, destacou o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha.
O cardeal rezou ainda pedindo a graça de imitar Maria ouvindo a palavra de Deus e colocando em prática aquilo que diz o Evangelho de Lucas 8,19-21, quando jesus fala que mãe e seus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática. “O mesmo Lucas que diz que a mãe, os irmãos e a sua família é formada pelos que ouvem a palavra é o mesmo evangelista que relata o sim de maria “faça-se em mim segundo a sua palavra”. Deus nos ajude a imitar Maria como ouvintes e praticantes da palavra”, ressaltou.

Reunião

O Consep é composto pelos 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, além dos três componentes da Presidência. Acompanham os bispos, nessas reuniões, os representantes de organismos importantes da Igreja e o grupo de assessores que trabalham em cada uma das comissões.
Foto: Maurício Sant´Ana
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: