sábado, 7 de janeiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


07/01/2017 – Sábado Tempo do Natal

- 1ª. Leitura – 1João 5,14-21 – “seja feita a vontade de Deus

A vontade de Deus é, para nós, o melhor que pode nos acontecer. A convicção e a certeza de que isto é uma verdade nos motivará a confiar Nele e pedir a Ele tudo o que almejamos, mas aceitar tudo o que recebermos Dele. São João nos diz que se, sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que já possuímos tudo o que antes havíamos rogado. Deste modo, podemos fazer os nossos pedidos com a mais absoluta fé de que Deus nos dará muito mais do que realmente Lhe pedimos ou queremos alcançar. Por isso, ele nos aconselha tanto a fazermos os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir. Por isso, precisamos estar vigilantes, em oração, pedindo ao Senhor para não cair em tentação e, da mesma forma, rezar pelos pecadores confiando na misericórdia de Deus. O pecado nos conduz à morte, porém Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência para conhecer a verdade e nos preservar do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim São João nos aconselha a guardar-nos dos ídolos, isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que Deus quer nos dar e nos desviar do caminho que Ele já designou para trilharmos. - Você tem confiança para pedir a Deus tudo o que você almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?

Salmo 149 – “O Senhor ama seu povo de verdade”

Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando é libertada da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolavam. Desse modo podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem com que nós, como os santos e os anjos do céu, louvemos o Senhor dia e noite com cânticos e danças.

Evangelho – João 2, 1-11 – “o vinho melhor só vem no fim”

Jesus realizou o seu primeiro milagre em Caná da Galiléia, numa festa de casamento quando faltou vinho e Ele manifestou o Seu poder, e Ele transformou a água em vinho bom, por intercessão de Sua Mãe. Ninguém sabia como, mas todos perceberam que o vinho melhor estava sendo servido por último. Se fizermos uma reflexão e procurarmos uma mensagem para a nossa vida iremos reconhecer que só conseguimos provar do vinho melhor quando a festa já vai adiantada e passamos pelos constrangimentos naturais da nossa incapacidade. Muitas vezes, nós também, vivemos envolvidos com as nossas preocupações terrenas, bebendo o “vinho” que nós próprios providenciamos e nos esquecemos de que tem alguém que está atenta aos nossos sofrimentos, às nossas carências e dificuldades. Aquele casal das Bodas de Caná nos dá um exemplo muito bom para ser seguido por todos nós. Não podemos deixar de convidar para as nossas “festas”, Jesus e Maria, a intercessora. A certeza de que Jesus é o convidado principal da nossa existência e que com Ele Maria se faz presente na “festa da nossa vida” é a razão da nossa esperança diante das nossas carências. Jesus também pode fazer na nossa vida o que fez em Caná da Galiléia: transformar o pouco que temos em algo muito abundante e melhor que fará toda a diferença. Há dias em que para nós falta também o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira e a festa começa a ficar desanimada parecendo até que está chegando ao fim. Porém, Nossa Senhora, atenta às nossas carências, escuta o nosso coração e vê a nossa angústia. Como Mãe ela está sempre perto do Seu Filho Jesus, por isso a sua intercessão é poderosa. Ela é também nossa mãe, conhece a vontade do Seu filho para nós como também sabe das nossas necessidades. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas à disposição do Mestre e como ela determinou, fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada no vinho melhor que irá alegrar a nossa vida, mesmo que já estejamos quase chegando ao fim. – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? -
O que está faltando na sua vida? - Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: