quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


05/01/2016 – 5ª. feira-TEMPO DO NATAL

 1 João 3, 11-21 – “amor e confiança”

O verdadeiro amor gera a vida e não a morte, diz São João nesta carta. E o amor que gera vida é aquele que devotamos aos nossos irmãos com obras concretas de solidariedade e ajuda mútua. Quem não ama permanece na morte, assim, pois, quem odeia o irmão é um homicida e não pode conservar a vida eterna dentro de si. Por isso, ele nos diz que damos a vida pelos irmãos quando concretamente partilhamos o que possuímos com aqueles que estão necessitados e não somente com palavras e da boca para fora. O critério para sabermos se vivemos na verdade e na justiça de Deus, segundo nos fala São João é a prática do amor. Se assim vivemos, mesmo que o nosso coração nos acuse do pecado podemos ter paz, porque Deus nos conhece, conhece as nossas boas ações e nos alcança com a Sua misericórdia. Se, temos a consciência tranquila de que estamos praticando a justiça, tenhamos também confiança diante de Deus, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito. – Você tem plena confiança na Misericórdia de Deus? – As suas ações de amor são concretas ou você apenas diz que ama? – Você é uma pessoa solidária com os outros ou vive apenas para si? – Reflita sobre isso!

Salmo 99 – “Aclamai o Senhor, ó terra inteira! ”

Porque somos propriedade do Senhor e sabemos que Ele mesmo nos fez, que somos seu povo e seu rebanho é que necessitamos aclamá-Lo e servi-Lo de coração. Pensar que bondade do Senhor perdura para sempre e que Seu amor é fiel eternamente nos fará cantar hinos de louvor bendizendo o Seu Santo Nome. Quando entoamos louvores ao Senhor e reconhecemos a Sua grandeza o nosso coração se alegra e todos os que estão à nossa volta percebem a majestade de Deus.

Evangelho – João 1, 43-51 - “Segue-me!”

O chamado de Jesus é sempre forte, objetivo e convincente. Jesus não se explica muito, porque sabe a quem deve chamar e chama àqueles a quem o Pai lhe mostra. Assim sendo, quando continuou à busca de Seus seguidores Ele encontra Filipe e diz apenas uma palavra: “Segue-me”. Depois disso, Filipe O seguiu e saiu anunciando o Seu nome para outros a quem Jesus queria convocar. Ao encontrar Natanael Filipe lhe fala de Jesus, porém, este, desconfiado, não quis acreditar que de uma cidade tão pequena pudesse vir alguém tão importante. Natanael pensou como nós também fazemos: desconfiamos, queremos ver grandes feitos, não nos contentamos com coisas simples e pequenas. Por isso, somente depois que Jesus lhe falou de coisas sobre a sua vida sem nunca o ter visto antes, Natanael se rendeu. No entanto, Jesus recrutou e deu a entender que isto era o mínimo diante do que iria acontecer na sua vida se ele aceitasse o chamado para ser Seu discípulo, e disse: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’!Jesus veio ao mundo para revelar o amor do Pai e a Sua presença no meio de nós. Ele conhece a cada um que chama, e sabe precisamente o que compete a cada um de nós. A todos que Jesus chamou deu provas do Seu poder e da Sua sabedoria. E prometeu coisas maiores do que as que Ele fazia. As suas promessas são também para nós, hoje. Ele nos chamou para viver o reino dos céus, aqui, e promete a manifestação da Sua glória em cada momento de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra. Aquele que não procura grandes provas encontra a Deus como mais facilidade. Filipe não perdeu tempo, Natanael precisou que Jesus lhe desse um sinal. - Você já pensou que Jesus, neste momento lhe vê e conhece tudo sobre a sua vida? - O que você acha que poderá estar escondendo dele? - Você é como Filipe ou como Natanael? - Qual a força do chamado de Jesus para você?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: