quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


19/01/2017 – 5ª. Feira II semana comum

– Hebreus 7, 25—8,6 – “ O Sumo Sacerdote que nos convinha!”

Jesus Cristo o Filho de Deus, como homem, foi ao mesmo tempo, sacerdote e vítima de expiação pelos nossos pecados. Por isso, o Plano de Deus para nos salvar é perfeito! “Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos covinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus!” Por esta razão, Ele é o Único mediador da aliança do Pai com os homens. Somente Jesus, o Filho sem mancha, sem pecados e elevado acima dos céus, pode hoje, nos justificar em presença do Pai, porque Ele é também Deus e Senhor nosso. Ele é o mediador da Nova Aliança, porque se ofereceu a si mesmo para remissão dos nossos pecados e só Ele tem, diante do Pai autoridade para afiançar a nossa culpa. A Eucaristia celebra a memória da Sua Paixão que se renova sobre o altar toda vez em que o Sacerdote pronuncia as palavras que o próprio Jesus disse na última ceia. Desse modo, quando celebramos a Eucaristia nós participamos do Mistério da Paixão e Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e somos justificados e perdoados, mesmo sendo os maiores pecadores. Não se trata apenas de um culto ou de uma simples recordação, mas verdadeiramente da oferta perfeita do Filho de Deus por nós. Quando tomamos consciência disso e conseguimos ter unidade nas orações que se fazem diante do Altar, com toda a Igreja, naturalmente nos sentimos inseridos na Nova Aliança que liga o céu e a terra. Somos membros do Corpo de Cristo e com Ele estamos assentados à direita do trono da majestade, nos céus. – Você se sente participante do Corpo de Cristo? – Você tem participado da Missa com fé? - Você entra em unidade com toda a Igreja durante a Oração Eucarística? - O que significa para você, comungar?

Salmo 39 – “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!”

Deus não precisa do nosso sacrifício, mas Ele conta conosco para fazer a Sua vontade na nossa vida. Se nos abrirmos para que a vontade de Deus se realize em nós estaremos fazendo a nossa parte. Aquele (a) que busca a Deus O encontra e tem a sua lei impressa no coração, por isso, pode alegrar-se. Louvamos ao Senhor quando entregamos a Ele a nossa vida e nos pomos à Sua disposição: “Eis-me aqui, Senhor, para fazer a tua vontade, com prazer!”


Evangelho Marcos 3, 7-12 – “uma barca para Jesus!”

Jesus pediu aos Seus discípulos que lhe providenciassem uma barca por causa da multidão que O comprimia e se retirou com eles para a beira do mar. A multidão que O seguia buscava cura e libertação porque ouvira falar das obras que ele fazia, no entanto, não apreendia os Seus ensinamentos, pois era agitada pelo mal. Apesar de serem curados, eles não usufruíam da intimidade com Jesus. Os Seus discípulos, porém, mantinham-se perto de Jesus e apreendiam o que Ele lhes ensinava. A mesma coisa também acontece quando seguimos Jesus no meio da multidão. Não temos a oportunidade nem a chance de aprender com Ele, porque somos influenciados (as) pelas pessoas e visamos apenas cura e consolo para nossos males. Somente os discípulos puderam experimentar verdadeiramente de tudo quanto Jesus tinha para ensinar e com Ele aprendiam também a partilhar com o outro. Somos hoje seus discípulos e discípulas, por isso, precisamos nos retirar e nos colocar na barca com Jesus para que ele se assente conosco, e, pessoalmente nos toque, nos cure, nos alente e nos ensine tudo de que precisamos entender para segui-Lo fielmente. Para seguir Jesus carecemos de ser libertados das cargas que pesam sobre nossos ombros e nos sentir livres da influência dos outros e de nós mesmos, a fim de ajudar àqueles que ainda estão no meio da multidão. A barca pode ser o momento que providenciamos para ficar a sós com Ele, em oração e adoração. Somente na oração nós conseguiremos que Jesus entre no nosso coração, sozinho e, aos poucos, nos cure das nossas enfermidades, das nossas feridas, dos nossos desencantos e sentimentos de frustrações e medo. Assim fazendo poderemos sair do meio da multidão para segui-Lo de verdade – A multidão ( o mundo, as pessoas) tem impedido você de seguir Jesus? – Você tem tentado sair do meio da multidão para ficar a só com Jesus? – Você acha que precisa ser curado (a) de alguma coisa? – Providencie a barca para Jesus e entre com Ele. Só assim você será curado (a).



Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Mundo

Nenhum comentário: