sábado, 14 de janeiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


14/01/2017 – Sábado I semana comum

– Hebreus 4, 12-16 – “A Palavra é esclarecedora e reveladora”

A Palavra é o trono da graça de Deus e se concretiza em nós na mesma proporção em que nos dispomos a vivê-la. Quando caminhamos sob a Sua guarda estamos seguindo a trilha que o próprio Deus já traçou para alcançarmos o reino do céu, aqui e a vida eterna, mais tarde. Sendo ela viva e eficaz, esclarecedora e reveladora, é também o referencial para o nosso julgamento. Jesus Cristo é a Palavra do Pai que, cheio de Misericórdia, veio ao mundo para nos dar a graça de um auxílio no momento oportuno. Não precisamos ficar desnorteados (as) nos momentos de aflição, pois a própria Palavra nos revela os pensamentos do coração de Deus para nós em cada situação da nossa vida. A Palavra do Senhor nos desvenda os mistérios dos acontecimentos e é uma receita para que permaneçamos firmes na fé. Diante da Palavra de Deus somos purificados (as) e podemos nos manter fiéis seguidores de Cristo, pois é Ela quem nos revela o modelo do cristão verdadeiro. Jesus é o Sumo Sacerdote, e, embora, sejamos fracos (as), pecadores (as), nós O temos no céu para nos justificar. A Sua Palavra é o nosso Norte, nosso amparo, remédio e alimento. O que é da carne é carnal, o que é do espírito, é espiritual e somente a Palavra nos dá o entendimento fiel para o nosso discernimento. – Como é a sua vivência com a Palavra de Deus? – Você tem medo de encará-La em certos aspectos? – O que você ainda não conseguiu entender? – Ela tem lhe dado paz ou medo? Reflita!

Salmo 18 – “Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna”.

Tudo o que está escrito na lei do Senhor é perfeito para o nosso crescimento e para a nossa felicidade. Os preceitos do Senhor nos levam a viver com o coração alegre. Não precisamos nos atemorizar quando nela encontramos palavras duras, porque os julgamentos de Deus são corretos e para o nosso bem. Precisamos apenas diante da Sua Palavra, abrir o coração e proclamar com os nossos lábios os benefícios que dela recebemos.

Evangelho – Marcos 2, 13-17 – “o chamado de Levi”

Parece até que Jesus procurou os piores para fundar a Sua Igreja. Mesmo sabendo que Levi, (Mateus) era um coletor de impostos, um homem pecador, portanto, injusto com os irmãos, Jesus o convocou para fazer parte do rol de Seus discípulos. Isto tudo nos serve de exemplo quando também nos admiramos de que na Igreja de Deus e no serviço do reino haja tantas pessoas necessitadas de conversão. Isto prova quanto que Jesus deseja a nossa salvação e conversão, por isso mesmo, nos convocou. A certeza de que Jesus não veio para chamar justos, mas sim pecadores, dá a garantia de que o nosso chamado é para valer e Ele quer também entrar na nossa casa, cear com a nossa família e confraternizar-se com nossos amigos, todos, pecadores. Jesus veio para chamar os pecadores a serem justos, esta é a verdade. Justo é aquele que se ajusta ao Plano do Pai. Ainda hoje Jesus, quer atrair para si os pecadores, fracos, defeituosos, infelizes a fim de que todos se tornem ajustados ao Plano do Pai que é a sua felicidade. O grande segredo para que sejamos salvos é, primeiramente, reconhecermos que precisamos de salvação e acolhermos Jesus Cristo como nosso Salvador. Quando estamos fortalecidos na fé em Jesus Cristo nós também nos ajustamos ao plano de Deus, por isso, somos convocados a ser instrumentos de salvação para aqueles que não O conhecem e não O aceitam. – Você se acha um homem ou uma mulher, justo (a )? – Qual é o critério para sermos justos (as)? – Você também, como Levi, já foi chamado (a) para seguir Jesus? – Para você o que significa seguir Jesus: ir atrás Dele ou obedecê-lo?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: