terça-feira, 10 de janeiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE




10/01/2017 - 3ª. Feira I semana comum

– Hebreus 2, 5-12 – “temos o domínio sobre todas as coisas”

Para nos salvar da escravidão do pecado e nos dar a dignidade de filhos e filhas de Deus, Jesus foi humilhado, despojado da Sua grandeza e Onipotência e se tornou um como nós, menor do que os anjos. No entanto, nós O vemos coroado de glória e honra por ter sofrido a morte em favor de todos nós e pela graça de Deus. A leitura de hoje, então, nos faz refletir sobre a oportunidade que todos temos de também participarmos da glória de Deus por meio da Encarnação de Jesus Cristo e do Seu sofrimento. Ao mesmo tempo também podemos perceber que Deus deu a cada um de nós, homens e mulheres, o domínio sobre todas as coisas que existem no universo a fim de que, assim como aconteceu com Jesus, depois do sofrimento, possamos conquistar a glória do céu. Nesta perspectiva, nós nos enchemos de esperança, pois temos consciência de que os sofrimentos da nossa vida presente são como um passaporte para a vida plena, em Cristo, no céu. Que tenhamos sempre em mente esta verdade, a fim de que na hora da tribulação e da incerteza estejamos de pé, olhando para o alto e percebendo que sobre as nuvens o sol brilha forte. Jesus veio nos tirar a indignidade do pecado e nos fazer participantes do reino dos céus começando já aqui na terra. Portanto, se somos descendentes do mesmo ancestral, filhos e filhas de Deus, urgentemente, precisamos nos apossar da Sua herança. – Você sabia que Jesus Cristo lhe conquistou a glória de Deus? - Você sabia que já é direito seu desfrutar da glória do céu, aqui na terra? – Você sabia que o sofrimento vivido com Cristo tem um significado de glória? – Você sabia que Deus deu a você o domínio de todas as coisas criadas?

Salmo 8 – “Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes! ”

O homem foi criado por Deus para ter domínio sobre os animais, os vegetais, os minerais. Porém, o próprio homem duvida disso e se pergunta como é que ele tão fraco e pecador pôde ser considerado pelo Criador como alguém útil! O pecado desarmonizou a nossa humanidade, mas Jesus veio nos restaurar e nos dar dignidade para colaborar com a criação. Por isso, nós podemos salmodiar ao Senhor e louvá-Lo pela Sua bondade e Seu carinho. Jesus Cristo é o Senhor das nossas vidas.

Evangelho – Marcos 1, 21-28 – “Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia”

Todos percebiam em Jesus alguém que agia diferentemente dos mestres da lei, por isso, as Suas palavras e ações provocavam admiração: “Ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem”! Eles ainda não queriam admitir que Jesus fosse o Enviado de Deus, no entanto até os espíritos maus O reconheciam como o Santo de Deus. Infelizmente ainda hoje há muitas pessoas que não reconhecem a Santidade e o poder de Jesus para nos tirar das garras dos espíritos maus. Hoje, também o demônio teima em desafiar o homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus. A ignorância daqueles que ainda não aceitam Jesus como Salvador e Senhor faz com que o inimigo ganhe terreno e se aposse deles arruinando as suas vidas. Aquele homem possuído pelos espíritos maus reconhecia a santidade de Jesus, mas zombava Dele, talvez por não se achar digno de voltar ao seu estado original. Mesmo assim, Jesus o libertou, dando provas do Seu poder sobre o reino das trevas. Se hoje, também, aqueles que vivem sob a escuridão, admitissem que Jesus é o Santo de Deus, com certeza, seriam curados da sua cegueira espiritual.

As obras que Jesus realizava naquele tempo, também hoje Ele as realiza. Nós, que cremos no Seu poder somos seus instrumentos para também expulsarmos os espíritos maus que se apossarem das pessoas ao nosso redor. Em Nome de Jesus nós também poderemos expulsar o mal e calar a boca dos impertinentes. Jesus veio nos restituir a dignidade de filhos de Deus, irmãos Dele; Ele nos deu o Seu Espírito Santo que tem poder de fazer e desfazer, por isso nós também precisamos estar convencidos de que os ensinamentos que dermos a alguém têm credibilidade e serão acolhidos pelos que ainda vivem na ignorância. Resta-nos, então, perceber que Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia. Por essa razão, para que os nossos ensinamentos sejam eficazes precisarão ser acompanhados da nossa ação e do nosso testemunho fiel ao que pregamos. A nossa autoridade nos vem do nosso testemunho, da nossa firmeza e convicção. – Qual a diferença entre falar e agir? – Você é uma pessoa que tem autoridade ao falar? – As pessoas lhe dão crédito? – Você tem agido da mesma forma como você ensina aos outros a agir? - Quais as obras que Jesus tem realizado em você e na sua família? - Você também espalha a fama de Jesus contando as coisas boas que Ele já lhe fez?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: