domingo, 8 de janeiro de 2017

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Mateus 2,1-12


FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR

 

Celebramos hoje a festa da Epifania do Senhor. O sentido da Epifania é que a salvação é destinada a todos os povos e culturas. É a manifestação de Deus em nossa terra, em nossa realidade humana.

O evangelho de hoje é de Mateus (2,1-12) onde nos mostra os magos do oriente vindo adorar o Rei-Jesus. Esses magos eram astrólogos, vindos da Pérsia ou da Babilônia. Eram estudiosos que vieram do oriente para acolher Jesus que nasceu em Belém. Eram considerados pagãos e excluídos do Reino de Deus, mas são os primeiros a receber Jesus como Rei dos judeus.

Os magos (que não se sabe se eram seis ou se eram três), guiados pela estrela, ao encontrar o menino Jesus, sentiram grande alegria e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

Herodes e toda Jerusalém se perturbou com as noticias dos magos. Eles consideraram uma ameaça à vinda do Jesus-Rei. A preocupação de Herodes era falsa. Não era pra reconhecer e adorar o menino, mas tinha a finalidade de eliminá-lo. Jesus desde criança já era recusado pelos grandes do mundo.

A estrela dos magos não era, certamente, um astro especial do céu, não era a conjunção do planeta Júpiter com Saturno, como pensava Kepler não era um cometa, como sempre costumava acontecer, seguindo os antigos, toda vez que nascia um grande homem, como apareceu no nascimento de Augusto. A estrela era um sinal de Deus, era a luz de Cristo, iluminando o coração daqueles sábios. Era uma luz interior apresentando simbolicamente como uma estrela no céu. O certo é que a luz de Deus brilhou para o mundo. Para todo o mundo.

Refletindo sobre o evangelho, em todo o seu conjunto, nos vem uma pergunta: Jesus é perigo ou salvação para o mundo? E a nossa resposta poderá ser esta: Jesus é perigo para alguns, como Herodes, com medo de perder o poder. Jesus era uma ameaça para os seus privilégios e mordomias. Jesus é salvação para todos aqueles que se abrem a graça de Deus (magos e pagãos). Jesus é o Salvador prometido pelas Escrituras. Sua vinda desperta reações diferentes: Herodes – medo, perturbação. Magos – alegria.

A mensagem desta festa é que Jesus se tornou luz para todas as nações. Ele veio para todos os povos e culturas. Cada um de nós deve ser luz um para o outro. Todos nós precisamos de uma estrela que nos guie. A Festa da Epifania faz-nos sentir peregrinos na fé, junto com toda a humanidade que enfrenta o cansaço do caminho e que vive em busca de um sentido profundo para a vida. Jesus, manifestado ao mundo, é fruto de uma história de aspirações, buscas, lutas, derrotas e conquistas. Retomando toda a nossa História, Ele nos ensina o caminho da vida, para que, de fato, encontremos aquilo que todos buscam: a realização de nossas aspirações mais profundas: a vida, o amor, a liberdade e a justiça. Um feliz tempo de Natal.

 
Pe. Raimundo Neto

Pároco de São Vicente

Nenhum comentário: