domingo, 22 de janeiro de 2017

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Mateus 4,12-23

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste domingo o tema principal é o universalismo da mensagem da salvação. A luz que brilhou entre as montanhas da Galiléia está destinada a iluminar todos os seres humanos do mundo inteiro. É no trecho de Mateus, (4,12-23), que vamos encontrar quem é a luz verdadeira que brilhou nas trevas para sempre. A luz verdadeira é o próprio Jesus, que começou a sua pregação justamente a partir da Galiléia. Desde então a escuridão começou a diminuir e nós temos a certeza de que, um dia, será vencida completamente. Foi na Galiléia que Jesus disse: “convertei-vos porque o Reino de Deus está perto”. Converter-se não é melhorar um pouco, rezar um pouco mais, fazer filantropia, mas sim mudar radicalmente a maneira de pensar e de agir. Os termos metanóia em grego e shubt no hebraico, vêm reforçar uma mudança radical: essa volta para Deus e seu Reino.

Para a transmissão de sua mensagem, Jesus precisa de colaboradores, e por isso chama alguns como seus discípulos para o acompanharem sempre, em dedicação total. O chamado dos discípulos de Jesus é o modelo do chamado feito a todo cristão: devemos receber com a mesma prontidão, com a mesma generosidade, até o ponto de abandonar tudo, também aqueles que nos são muitos caros. Abandonar todos os hábitos de uma vida contrária à mentalidade da mensagem da salvação: os ódios, as vinganças, as imoralidades, a mentalidade egoísta, a exploração dos outros, a corrupção, a concentração da riqueza, a indiferença pelos pobres e necessitados.

Diante do evangelho de hoje tiramos para a nossa vida a seguinte mensagem: a nossa esperança está em Jesus, luz do mundo. Ele é luz para nossa missão, infunde-nos esperança para preservarmos na nossa vocação batismal. Ele realizou grandes obras em fervor de todos aqueles que se abriram à graça do Reino de Deus, curando e fazendo o bem a todos, como prova do seu grande amor por nós. Neste evangelho, sintetizamos três atividades Jesus fez em favor das pessoas:

1º Ensina na Sinagoga –Ele é luz para todos os seres humanos.

2º Anuncia a Boa Nova – Comunica a todos uma palavra de esperança, afirma que o amor de Deus é mais forte que o mal.

3º Cura os doentes – Sinaliza a presença do Reino, cujas categorias são: a justiça, o amor, o direito e a liberdade.

Que neste domingo deixemo-nos conduzir pela luz de Jesus, pela luz de seu ensinamento. Ele falava do amor, da necessidade de viver reconciliado, da urgência de ser solidário com os pobres e pequenos. Seguindo seu exemplo, sejamos verdadeiros seguidores e seguidoras dele. Um bom domingo a todos.   



Pe Raimundo Neto


Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: