terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O JUBILEU DOS 300 ANOS DE APARECIDA


O Santuário Nacional de Aparecida se prepara para a comemoração do Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, que aconteceu em 12 de outubro de 1717. Naquele ano, três pescadores, levados por necessidades históricos e econômicos, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido. O povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular.
As comemorações dos 300 anos do encontro da imagem começaram na Festa da Padroeira do ano 2015. Ano em que teve “a maior público em sua história, com 195.078 devotos presentes na Casa da Mãe”. Nesta grande festa, os fiéis presentes e também aqueles que acompanharam através dos meios de comunicações desde 12 de outubro daquele ano, pois 2015 foi o primeiro ano do triênio de preparação para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem que aconteceu em 12 de outubro de 1717. As festas de 2015 e 2016 também fazem parte das comemorações do tri cenário de Aparecida que está acontecendo agora neste ano de 2017. Sem dúvida, estamos comemorando três séculos de bênçãos e graças recebidas por Deus, pelas mãos maternas da Virgem Maria. Nós redentoristas estamos esperando ansiosamente que nosso querido papa Francisco, como prometeu na sua visita à “Casa da Mãe” em 2013, esteja presente nesta grande celebração.
Para celebrarmos bem esta festa, várias atividades já foram planejadas, entre as quais podemos citar: a finalização das intervenções na estrutura da Basílica, bem como das obras de arte sacra que são símbolos da fé e da grande devoção do povo a Nossa Senhora. Houve também um novo campanário monumental obra grandiosa, inaugurado em 2016 com sinos fabricados na Holanda na área externa, o acabamento interior está finalizado e a cúpula central tem todo o seu revestimento pronto.
O Santuário Nacional, em Aparecida, São Paulo, está promovendo o Jubileu de bênçãos, em comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, com uma programação devocional especial e com obras de fé.  Podemos destacar a visita de a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida a várias Arquidioceses e Dioceses do Brasil; e a construção da Coroa comemorativa, que terá uma porção de terra de cada uma das capitais do Brasil. Este gesto  simbolize a presença de Nossa Senhora Aparecida em cada Estado do Brasil, em cada Cidade, na vida de cada brasileiro. Os Missionários Redentoristas estão levando a cada capital do País uma imagem fac símile da padroeira do Brasil.
Há uma linda “Oração Jubilar 300 anos de bênçãos” elaborada e disponível no Internet. Houve também, no ano passado,  o lançamento de carimbo postal e de selo personalizado na Basílica. O carimbo comemorativo apresenta, ao centro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com os dizeres “Jubileu 3000 anos de Devoção” e “1717-2017”. Na área circular das bordas, lê-se “Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida – Brasil” e “Correios – Aparecida-SP 19.10 a 17.11.2016” datas alusivas ao período de uso de carimbo, que estampará correspondências confiadas á agências dos correios da cidade.
Em 1717, o encontro da imagem de Nossa Senhora reacendeu a fé e a esperança de muitos brasileiros e foi o início de grandes experiências com Deus e com a Virgem Maria. Que em nosso tempo, a comemoração do Jubileu de Bênçãos também reacenda em nós a fé e a esperança, pois temos uma Mãe amorosa, que nos acolhe e nos leva a seu Filho.
Brendan Coleman Mc Donald C.Ss.R., Redentorista

Nenhum comentário: