segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

FALECE IRMÃ MARIA DA PAZ AOS 85 ANOS


Com pesar, comunicamos o falecimento de irmã Maria da Paz, carmelita que viveu por 65 anos a vida enclausurada. A religiosa acompanhou as mudanças do Concílio Vaticano II e foi uma das responsáveis pelas novas gerações de moças que aderiram à vida enclausurada. 


Falece irmã Maria da Paz aos 85 anos
"O segredo é o amor", costumava dizer a religiosa que viveu 65 enclausurada no Carmelo. 

Faleceu nesta segunda-feira, dia 30, irmã Maria da Paz dos Anjos, religiosa que dedicou sua vida à clausura no Carmelo por 65 anos, destes, a maioria na cidade de Fortaleza. O comunicado veio por meio de Madre Bernadete, superiora e sobrinha da religiosa que acompanhou todo o calvário da monja. 

O velório de  irmã Maria da Paz será na capela do Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus até  amanhã às 9 horas e seguirá para o cemitério São João Batista. Haverá  celebração da Santa Missa nesta terça-feira, dia  31, e encomendação do corpo às  7 horas. 

Dos 65 anos de clausura a maioria deles foi como superiora da Ordem, responsável pelas novas gerações de religiosas. "Fiz tudo com muito amor", disse carta vez a irmã. Pessoas de vários pontos da cidade visitavam com frequência o Carmelo para se aconselhar com a religiosa. "O segredo é o amor", dizia a religiosa que acompanhou no Carmelo as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II. 

Apaixonada pela vida simples  na clausura, a religiosa já havia passado por dez cirurgias, mas tudo vivido na ótica da esperança. "Eu olho e fico perguntando-me onde está o sofrimento", brincava irmã Maria da Paz em um vídeo. Em outra oportunidade falando sobre o sofrimento a religiosa ensinou que, "quando abraçamos a cruz metade do peso da cruz se vai". 

O Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus está localizado à Avenida Alberto Craveiro,1680, no Bairro Dias Macedo. 

Testemunho de irmã Maria da Paz: https://www.youtube.com/watch?v=4Ru8Tr0nXGI 


Com atenção, 

Vanderlúcio Souza
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza 

Nenhum comentário: