Com pesar, comunicamos o falecimento de irmã Maria da Paz, carmelita que viveu por 65 anos a vida enclausurada. A religiosa acompanhou as mudanças do Concílio Vaticano II e foi uma das responsáveis pelas novas gerações de moças que aderiram à vida enclausurada.
Falece irmã Maria da Paz aos 85 anos
"O segredo é o amor", costumava dizer a religiosa que viveu 65 enclausurada no Carmelo.
Faleceu nesta segunda-feira, dia 30, irmã Maria da Paz dos Anjos, religiosa que dedicou sua vida à clausura no Carmelo por 65 anos, destes, a maioria na cidade de Fortaleza. O comunicado veio por meio de Madre Bernadete, superiora e sobrinha da religiosa que acompanhou todo o calvário da monja.
O velório de irmã Maria da Paz será na capela do Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus até amanhã às 9 horas e seguirá para o cemitério São João Batista. Haverá celebração da Santa Missa nesta terça-feira, dia 31, e encomendação do corpo às 7 horas.
Dos 65 anos de clausura a maioria deles foi como superiora da Ordem, responsável pelas novas gerações de religiosas. "Fiz tudo com muito amor", disse carta vez a irmã. Pessoas de vários pontos da cidade visitavam com frequência o Carmelo para se aconselhar com a religiosa. "O segredo é o amor", dizia a religiosa que acompanhou no Carmelo as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II.
Apaixonada pela vida simples na clausura, a religiosa já havia passado por dez cirurgias, mas tudo vivido na ótica da esperança. "Eu olho e fico perguntando-me onde está o sofrimento", brincava irmã Maria da Paz em um vídeo. Em outra oportunidade falando sobre o sofrimento a religiosa ensinou que, "quando abraçamos a cruz metade do peso da cruz se vai".
O Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus está localizado à Avenida Alberto Craveiro,1680, no Bairro Dias Macedo.
Testemunho de irmã Maria da Paz: https://www.youtube.com/watch?v=4Ru8Tr0nXGI
Com atenção,
Vanderlúcio Souza
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário