quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

DOM JAIME SPENGLER EM VISITA PELA PRIMEIRA VEZ À RV



Dom Jaime Spengler, OFM, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB encontra-se em Roma e visitou pela primeira vez a sede da RV. Ouça-o:
 
“É realmente uma alegria poder participar das ‘Ondas’ da Rádio Vaticano direcionada para o nosso Brasil. Nestes dias, fomos convocados para uma Plenária da Congregação para a Vida Consagrada e dos Bispos, cuja temática será a questão das relações mútuas: a relação entre dioceses, bispos e a vida consagrada.

Plenária conjunta com duas Congregações
Nós iniciamos esta Plenária numa primeira sessão conjunta com a Congregação para os Bispos e continuamos na sexta-feira e sábado, até o final da tarde, só a Congregação para a Vida Consagrada”.
“É a segunda vez que participo de uma Plenária da Congregação. Existe uma preocupação com a vida consagrada hoje no mundo, sobretudo na realidade europeia, que começa a se refletir também em nossa realidade americana e sul-americana. Há uma redução bastante grande no número que preocupa: uma crise, podemos dizer, enquanto na África e na Ásia se sente um crescimento muito grande de vocações”.
“O motivo precisaria ainda ser estudado; não tenho elementos para afirmar a razão. Há quem diga que no ocidente, na América, na Europa, etc., o motivo da crise seria o secularismo. Creio que seja uma resposta, sim, válida, mas precisaria ser ampliada”.
Dom Jaime será hóspede da Programa "Em Romaria" desta quinta-feira, 26, a partir das 13 horas, horário de Brasília. (SP/CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: