quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SAUDAÇÃO DA CNBB A MONSENHOR JOEL PORTELA, NOMEADO BISPO AUXILIAR DO RIO DE JANEIRO

Atualmente, Monsenhor Joel é pároco da Catedral de São Sebastião, na Arquidiocese do Rio de Janeiro

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, enviou nesta quarta-feira, 7 de dezembro, uma mensagem de saudação a Monsenhor Joel Portela, nomeado pelo Papa Francisco novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
Na mensagem, dom leonardo cita algumas palavras do Papa Francisco dirigidas ao episcopado durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio, em 2013: "Eu gostaria que hoje nos perguntássemos todos: Somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração? Uma Igreja capaz de reconduzir a Jerusalém? Capaz de acompanhar de novo a casa?".
Leia a mensagem, na íntegra:

Saudação da CNBB a Monsenhor Joel Portela, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)

Brasília, 07 de dezembro de 2016


Prezado Mons. Joel Portela Amado.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se alegra ao receber a notícia de que o Papa Francisco os nomeou como bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Nós nos unimos ao arcebispo dos senhores, o Cardeal dom João Orani Tempesta e com as comunidades desta Igreja Particular para agradecer e celebrar este momento de júbilo.
Como sinal de nossa saudação, recordamos a palavra do Santo Padre por ocasião da visita ao Rio, em 2013: “Eu gostaria que hoje nos perguntássemos todos: Somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração? Uma Igreja capaz de reconduzir a Jerusalém? Capaz de acompanhar de novo a casa? Em Jerusalém, residem as nossas fontes: Escritura, Catequese, Sacramentos, Comunidade, amizade do Senhor, Maria e os Apóstolos... Somos ainda capazes de contar de tal modo essas fontes, que despertem o encanto pela sua beleza? (...) Precisamos de uma Igreja que volte a dar calor, a inflamar o coração”.
Agradecemos também por toda a colaboração que o senhor tem dado à Conferência dos Bispos e esperamos continuar contando com seu precioso apoio.
Congratulamo-nos com as comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro e os outros bispos auxiliares da arquidiocese do Rio de Janeiro que recebem novos companheiros para colaborar com serviço da evangelização e suplicamos para o senhor a bênção de Deus e a maternal proteção de Nossa Senhora.

Em Cristo,



Dom Leonardo Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB


Nenhum comentário: