quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

08/12/2016- 5ª. feira - Imaculada Conceição – 1ª. leitura

 – Gênesis 3, 9-15.20) - “As consequências da desobediência de Adão e Eva”

Neste texto da Escritura está contido o centro da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva aqui representam toda a espécie humana que foi atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, Adão e Eva comeram do fruto proibido acreditando na astúcia da serpente que lhes garantira tornarem-se iguais a Deus. As consequências da desobediência de Adão e Eva foram terríveis para a humanidade. Deus amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher. Ao mesmo tempo em que os submeteu a duras penas e os expulsou do paraíso o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente embora fosse por ela fustigada e tentada. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já nos ter salvo da escravidão ao inimigo, este, no entanto, continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu. Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também o tem? - Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus para você? – Você se considera filho (a) de Maria?

Salmo 97 – “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

2ª. Leitura – Efésios 1, 3-6.11-12 – “ O nosso destino é a santidade!.”

A carta de São Paulo aos Efésios nos afirma que fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto, a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que colocamos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois, alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem suplantados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus o qual deseja que sejamos santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem consciência de que você é destinado (a) a ser santo (a)? – Você acha que o santo pode pecar? – Quem é o Bem Amado do Pai?

Evangelho – Lucas 1, 26-38 – “Maria, a cheia de graça ”


A humanidade pecadora, desobediente, condenada à morte eterna é representada pela primeira Eva. Ela significa a nossa rebeldia que tem como consequência natural a tristeza, a raiva, a angústia, a infelicidade. Nela nós vemos retratada a humanidade sempre fustigada pela serpente que representa o mal. No entanto, conforme prometera, Deus escolheu Aquela de cuja descendência sairia o Salvador dos homens, Maria, a nova Eva. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A ela o anjo anunciou a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria, a cheia de graça disse SIM a Deus e por isso é corredentora e colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria para nós é um grito que ecoa no nosso coração de homens e mulheres chamados a colaborar com o projeto de salvação que Deus designou para a humanidade. Nós, como Maria, mesmo sem entendermos muito bem o que poderá nos acontecer acolhemos a vontade de Deus e contribuímos na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria naquele tempo nos são dirigidas hoje também quando somos convocados a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,...porque encontraste graça diante de Deus”- Você também se sente chamado (a) a colaborar no projeto de Deus para o mundo? - Você já entendeu o plano de Salvação de Deus para você? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus? - Como é que você poderá deixar de ser Eva e se tornar Ave?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: