07/12/2016 - 4ª feira II Semana do Advento
– Isaías 40, 25-31 – “esperança de uma vida mais santa”
O Deus que criou todas as coisas, que é cheio de majestade, que expressa em números o exército das estrelas e sabe o nome de todas é também o mesmo que dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor de quem está enfraquecido. O Deus que nos chama pelo nome, que se ocupa conosco e quer nos fazer felizes é o mesmo que deu beleza às coisas criadas e tem o olhar voltado para cada um de nós, não importando se somos bons ou somos maus. Muitas vezes, porém, nós nos deparamos dizendo a mesma coisa que Jacó e Israel na leitura: “minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”. Sentimo-nos abandonados (as) no meio do tiroteio da nossa vida e entendemos que o Senhor se esqueceu de nós. Falamos que confiamos no Senhor, mas não temos paciência de esperar a Sua intervenção no momento certo. Se, portanto, esperamos no Senhor, não temos o direito de desanimar nem desesperar, porque Ele renova as nossas forças e nos dá asas para voar. Não podemos nos esquecer de que o Senhor nos conhece por inteiro e nos dá a capacidade de que necessitamos para continuar a nossa caminhada aqui na terra. Este é um tempo propício para que recuperemos a nossa esperança de uma vida mais santa e nos apossemos da graça de Deus que nos levará a correr sem nos cansar e a caminhar sem parar, confiando na Sua proteção. - Como está a sua disposição para começar um novo ano? – Você está confiante de que Deus que o (a) criou, pode também lhe dar amparo e proteção? – Você conta com Ele nos seus propósitos e planos? –
Salmo 102 – “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”
O salmista nos ensina a como motivar a nossa alma para bendizer ao Senhor. A nossa alma é quem anima o nosso corpo. É nela que estão os nossos sentimentos e as nossas emoções, portanto, ela é capaz de perceber as dores, as alegrias da vida, e, do mesmo modo, o carinho, o perdão e a compaixão de Deus. Experimente fazer o mesmo, colocando a sua alma de prontidão para compreender os favores de Deus na sua vida, e você verá!
Evangelho - Mateus – 11, 28-30 – “ Jesus manso e humilde de coração”
Jesus nos chama e nos acolhe porque conhece a nossa trajetória de vida, e sabe que somos eternos necessitados do Seu refúgio e proteção. É feliz quem atende ao Seu convite e não duvida da Sua ação. Ele chama a todos (as) nós que nos sentimos cansados (as) e fatigados (as) com o peso das dificuldades da nossa vida e oferece o Seu jugo, isto é a Sua lei que é o amor, a mansidão e a humildade de coração. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada e, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. O nosso temperamento e a nossa maneira de ser e de agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo e desamor são as causas maiores do nosso cansaço. Temos cansaço da vida porque cansamos de nós mesmos (as) e não nos aguentamos mais. “Vinde a mim”, é o convite de Jesus e não podemos deixar de aceitá-lo, pois é conforto e segurança para nós. O nosso Salvador está vivo e nos restaura. Não podemos desistir da vida! Vamos o Senhor nos chama! “Jesus manso e humilde coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”! – Você tem percebido os sentimentos da sua alma, ultimamente? - O que tem lhe angustiado, o que tem feito você feliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)? – Você também, às vezes se cansa de si mesmo (a)? - Atenda ao convite de Jesus!
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário