terça-feira, 6 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


06/12/2016 - 3ª. feira – II Semana do Advento

- Isaias 40,1-11 – “ Isto é salvação!”

Cumprindo as ordens de Deus o profeta Isaías fala aos nossos corações e grita nos nossos ouvidos, que todos nós somos passageiros tal qual a flor do campo e a erva, mas as promessas do Senhor são eternas e não passarão, pois, a Sua Palavra permanecerá para sempre. E a Palavra do Senhor nos garante que a nossa servidão acabou, pois, o nosso Deus já veio com poder e conquistou para nós a vitória. Dessa forma Isaías continua a nos anunciar a Boa Nova nos acenando com a perspectiva de dias melhores. O reconhecimento da nossa limitação e da nossa fraqueza fará com que o pastor nos leve pelo braço e nos conduza para um novo estado de espírito. Isto é salvação! Hoje, portanto, é tempo de reconhecer o nosso pecado, tempo de não olhar para trás, tempo de elevar também a nossa voz e anunciar, mais uma vez que o Senhor nosso Deus vem com poder para nos libertar. Somos convocados a dar a boa notícia a todos os povos gritando ao mundo que o tempo da salvação se aproxima e o tempo da penúria já passou. Nós todos somos uma conquista do Senhor e não podemos perder a graça deste novo tempo. Se o mundo todo reconhecesse o tempo da graça em que vivemos, com certeza, todas as coisas estariam em conformidade com a vontade do Senhor e a Sua glória manifestar-se-ia no meio de nós, na nossa casa, na nossa família. Portanto, se fizermos a nossa parte, com certeza os que estão mais perto de nós poderão perceber a glória de Deus nos nossos gestos e expressões de alegria e terem um coração convertido. – Você acredita que Deus está investindo para mudar a sua vida? – Você tem demonstrado esta vida nova por onde anda? – Qual é a sua perspectiva para o Natal do Senhor? – Você já expressa diante das pessoas expectativa e alegria pelo dia do Senhor que se aproxima? - Como você fala sobre o Natal para as pessoas?

Salmo 95 – “Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!”

Manifestamos a glória de Deus entre as nações quando testemunhamos os seus prodígios na nossa vida. Para isto, nós precisamos tê-lo como o único Rei e juiz. Se andarmos e agirmos em consonância com os ensinamentos do Senhor, mesmo que o mundo nos julgue poderemos ter a certeza, de que sendo fiéis ao único Juiz do Universo seremos julgados com lealdade. Devemos, portanto, nos rejubilar juntamente com a terra, o mar, os campos, as florestas e as matas, pois somos um engenho de Deus e Ele vem para nos julgar como nosso Pai e Criador.

Evangelho – Mateus 18,12-14 – “em algum momento, somos ovelhas desgarradas”

Tomando a figura da ovelha perdida como exemplo Jesus quer nos provar que o Pai não desiste de nós nem deseja que nenhum de nós se perca, pelo contrário, está sempre nos buscando e não descansa quando nos afastamos Dele, até que nos encontre. Desta forma ousamos até dizer que o reconhecimento do nosso pecado, da nossa fraqueza e das nossas transgressões é o meio que nos arrasta para Deus. Pode até ser incoerente, mas a nossa culpa, de certa forma, é necessária para que possamos usufruir da misericórdia do Senhor. Neste Evangelho, então, o próprio Jesus nos garante, que o Pai fica mais feliz ao nos resgatar quando estamos perdidos do que mesmo quando estamos sempre perto Dele. Na verdade, por causa do nosso pecado todos nós, em algum momento, somos ovelhas desgarradas, necessitadas de salvação e de abrigo. Portanto, por mais absurdo que possa parecer, apesar do nosso pecado, todos nós deveríamos nos sentir felizes, pois, assim nós temos a oportunidade para que Deus nos manifeste a Sua grande misericórdia. Somos essas ovelhas fugidas querendo voltar e o Senhor está sempre de braços abertos para nos acolher. O Pai não quer que nenhum de nós se perca, portanto, deixemo-nos encontrar pelo Pastor, que é Jesus. Não nos deixemos tomar por sentimento de culpa nem tampouco de comiseração ou nos fazer de vítimas diante dos atos que possam ter nos afastado de Deus, pois Ele nos olha com amor e misericórdia. Aproveitemos este tempo, para recomeçar uma vida nova, de endireitar o que está torto, enquanto estamos aqui na terra. - Você se sente como a ovelha fugida? Você quer voltar? – Jesus está esperando você: Experimente fazer a experiência da volta para Deus! Ele ficará feliz!

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: