domingo, 25 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



25/12/2016 – Domingo – Natal do Senhor – Missa do Dia

– 1ª. Leitura – Isaias 52, 7-10 – “como são belos os pés do mensageiro que anuncia a salvação

Os mensageiros dos quais Isaías profetizou, somos hoje, todos nós que temos a missão de caminhar sobre os montes e anunciar a paz que veio do céu, o bem e a salvação de Jesus. Caminhar sobre os montes é andar pelo mundo vencendo as dificuldades vivenciando a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. Somos chamados a anunciar a paz e o amor não apenas com palavras bonitas, mas vivendo de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus. A alegria é a primeira manifestação de que a paz de Jesus mora no nosso coração e que podemos levantar a voz da nossa consciência, através das nossas ações, das nossas atitudes e comportamento. Cada um de nós é um mensageiro da salvação de Jesus, chamado a ir por todas as nações, até os confins da terra anunciando o tempo da graça do Senhor. Os nossos pés também se tornam belos, quando espalhamos no mundo o perfume do amor de Deus que se tornou real para nós em Jesus Cristo nosso Salvador. – Você também se considera um mensageiro do amor de Deus? - Como você tem anunciado ao mundo a paz de Jesus? Com palavras ou com ações? – Você tem enfrentado dificuldades para ser um instrumento da paz do Senhor? – Por onde você anda tem anunciado que Jesus está vivo na sua vida?

Salmo 97 – “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

O salmista, expressa em versos, a alegria que existe no nosso coração diante da grande graça que vivemos no Natal. O nosso ser se alegra e os nossos lábios cantam louvores ao menino Deus que chega de mansinho. Neste tempo é muito bom que percebamos que ainda estamos aqui e podemos contemplar a salvação do Deus que vem até nós e temos a oportunidade de viver esta alegria juntamente com todos aqueles a quem nós amamos e com quem peregrinamos nesta terra. Portanto, cantemos salmos ao Senhor e aclamemos ao nosso rei, com pandeiros e guitarras.

2ª. Leitura – Hebreus 1, 1-6 – “os últimos dias”

Esta leitura nos leva a entender como durante muito tempo Deus falou ao Seu povo por meio dos profetas, homens escolhidos para, em Seu Nome transmitir humanidade os Seus recados. Nós sabemos que desde primeiro até João Batista, o último profeta do Antigo Testamento, Deus anunciava a chegada do Salvador que viria tirar o pecado do mundo. Hoje já não precisamos mais de profetas nem mensageiros, porque o próprio Deus veio a nós encarnado no Seu Filho Jesus Cristo, herdeiro de todas as coisas e Criador do Universo. Jesus é o esplendor da glória do Pai e a expressão do Seu ser, por isso, Ele sustenta o universo com o poder da Sua Palavra. Por isso, é na Palavra de Deus que é Jesus, o verbo que se fez carne, onde podemos fundamento de tudo o que anunciaram os profetas. Jesus é o Nome mais alto, o Primogênito do Pai a quem todos devemos adorar e cultuar. Ele é o Profeta dos últimos dias e a Sua Palavra é poderosa para nos direcionar no caminho da salvação. Cada dia da nossa vida poderá ser o último dia. Não esperemos por falsos profetas, mas nos firmemos no Evangelho de Jesus que nos fala ao coração com misericórdia. – Você tem seguido a falsos profetas? – Você tem tomado o Evangelho de Jesus como bússola para o seu caminhar? – Você tem perdido o seu precioso tempo procurando adivinhos e curandeiros? – Você acredita que Jesus é o Filho de Deus feito homem?
Evangelho – João 1, 1-18 – “A Palavra se fez carne ”
“Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”! Foi a Palavra de Deus quem criou o céu e a terra. Foi a Palavra de Deus quem nos fez filhos de Deus e nos trouxe a Sua graça. E a Palavra de Deus está no meio de nós. Ela é a Luz! Jesus é a Palavra, Jesus é a Luz! Ele é o personagem central da Bíblia. Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Por isso, neste tempo em que vivenciamos as alegrias do Natal nós podemos refletir e meditar em como estamos acolhendo a Palavra e se, realmente, a temos encarnada em nós de maneira que Ela dirija as nossas ações. Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram através Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imprescindível que tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e nos dá a garantia das Suas promessas para nós. Ela é a Luz que nos tira das trevas da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos (as), de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. – A Palavra de Deus tem tido influência na sua vida, nas suas ações? – Você tem sabido ouvi-La e vivê-La? – Você tem dado ao mundo testemunho da Luz de Cristo?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: