sábado, 24 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE




24/12/2016 – sábado - IV semana do advento

 - 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16 – “A casa de Deus já foi edificada no nosso coração”

Ao instalar-se no palácio de cedro onde passou a residir David começou a inquietar-se e questionar-se pelo fato de que a Arca de Deus (Arca da Aliança) estivesse alojada numa tenda e ele, em uma mansão. Entretanto, o Senhor lhe fez entender que isto não era da sua competência afirmando que teria poder para, no tempo certo, edificar uma casa para o Seu povo. O Senhor, então, relembrou todos os prodígios que fez na vida de David, e acrescentou: “concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos”. Nós também vivemos preocupados (as) e nos atarefamos, entendendo que compete somente a nós tomar todas as providências para que todas as coisas e até mesmo o que pertence a Deus sejam perfeitas e de acordo com os nossos planos. O Senhor vem em nosso auxilio e nos conscientiza de que o Seu Plano para nós é completo e, por isso, não precisamos nos antecipar, pois Ele mesmo providencia o de que necessitamos. Deus não precisa de casa feita por mãos humanas para morar, mas sim da entrega do nosso coração para que permaneça conosco. Assim como fez com David Ele deseja nos tranquilizar e dar a certeza de que a Sua casa já foi edificada no nosso coração e, por isso, não precisaremos mais nos inquietar. Ele estará conosco em toda a parte por onde andarmos e assim como a David Ele nos promete: “tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. O nosso reino é o reino do Amor, o reino dos céus que já experimentamos aqui na terra. O Senhor é o construtor da nossa casa. É Ele quem planeja e quem faz acontecer em nós o Seu plano de santidade que consiste na vivência do amor e da justiça nos nossos dias. Deus nos promete salvação, casa e o pão da tranquilidade durante todos os dias da nossa vida, inclusive na eternidade. – Você tem consciência de que a casa de Deus foi erguida dentro do seu coração? – Você tem procurado fazer tudo conforme a sua vontade ou espera pela vontade do Senhor? Repita hoje em oração: “Senhor eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e a minha casa será salva”. Deus edifica em você.

Salmo 88 – “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!”

O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que nós precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecer isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o
amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.

Evangelho – Lucas 1, 67-79 – “a oração de Zacarias”

Cheio do Espírito Santo, Zacarias, abriu os lábios e profetizou reconhecendo a grande obra que o Senhor realizaria para a salvação da humanidade por meio do seu filho João Batista.Ele seria o “profeta do Altíssimo, aquele que iria adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando a salvação pelo perdão dos pecados”. Por isso, baseados na oração de Zacarias nós também podemos nos colocar no mesmo contexto que ele para exaltar a Deus pela vinda do Salvador. Também podemos assumir as promessas de salvação do Senhor para nós e para a nossa família proferindo este louvor em nome de cada membro da nossa casa nos apossando da força que vem do céu a fim de nos livrar do mal e da ação dos inimigos. Somos da mesma forma, chamados a ser profetas anunciadores da chegada do Sol nascente que nos visita neste Natal. Jesus é o Sol que nasce do alto e vem para iluminar os nossos relacionamentos familiares e dirige os nossos passos no caminho da paz. A Sua Palavra é um mapa que nos direciona e nos motiva a darmos passos firmes para enfrentarmos todas as situações pelas quais passamos. Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também, como Zacarias, somos movidos a louvar ao Senhor pelas nossas conquistas. – Você tem louvado a Deus pela sua família? – Você tem pedido para ela a salvação de Jesus? – De que a sua família mais necessita? – Na sua família reina a paz? – Peça a Jesus hoje, paz para os seus relacionamentos familiares e comece você mesmo (a) a ser portador (a) desta graça.

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: