sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23/12/2016 – 6ª. Feira IV semana do advento

- Malaquias 3,1-4.23-24 - “ fome de felicidade”

Nesta leitura o Senhor nos acena com a chegada do seu anjo que vem preparar em nós o caminho para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista. Assim, as leituras de hoje continuam nos acenando com as profecias sobre a vinda do Salvador para que possamos vem viver o tempo do Advento. É um tempo favorável para que mais uma vez nós nos apossemos das promessas de Deus que deseja saciar a nossa fome de felicidade. O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. É próprio do ser humano o desejo de libertação Jesus Cristo já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Ele vem para cada homem de boa vontade! Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem, para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus. Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado nos impõe, poderemos ofertar ao Senhor os frutos da nossa vida, da nossa luta e conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e nos torna homens e mulheres puros, capazes de Lhe fazer oferendas justas. - Em que você pode estar resistindo à chegada do Messias, do libertador do seu coração?– Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – De que em você ainda precisa ser purificado (a)?

Salmo 24 – “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!”

Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

Evangelho – Lucas 1, 57-66 – “ nasceu João Batista ”

No tempo certo Deus cumpriu sua promessa e Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, deu à luz um filho. Todos os vizinhos e parentes alegravam-se e eram solidários com aquele casal porque viam o milagre que lhe acontecera. Havia uma unidade perfeita entre Isabel e Zacarias e, por isso, João, o nome da criança foi suscitado no coração dos dois. Depois que conseguiu falar Zacarias, finalmente, abriu os lábios para louvar ao Senhor pelo grande feito. Todos, então, se admiravam indagando entre si: “O que virá a ser este menino? ” Ninguém imaginava que em João Batista as profecias se realizariam! Ele viera preparar o caminho do Salvador e dar a sua colaboração para o plano de Deus. Não importando as circunstâncias, o nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria e de esperança. Diante do nascimento de uma criança, milagre da criação de Deus nós também costumamos fazer esta indagação. Para cada criança que vem ao mundo Deus também tem um plano a realizar. Dentro do Projeto de Deus para a humanidade há sempre algo destinado a cada pessoa que vem ao mundo. Deus pensou em tudo para nós. Mesmo que os nossos pais tenham desejado para nós algo de muito especial, não se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra. O nome pelo qual somos chamados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus. Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição. Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? – Você já descobriu qual a missão específica que você tem no plano de Deus? - Será que você já está vivendo dentro deste plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: