sábado, 17 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

17/12/2016 – sábado – III Semana do Advento

- 1a. Leitura – Genesis - 49,2.8-10 – “Ele é o Leão da tribo de Judá”

A liturgia deste tempo do Advento nos fala da vinda do nosso Salvador Jesus Cristo e as leituras de hoje, precisamente, nos comunicam a Sua origem. Ele é da tribo de Judá, filho de Jacó, o mesmo que é chamado com o nome de Israel. O autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos. Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações. É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus que, concebido no seio de Maria, nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá e já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. Assim, também, vitoriosos nós já o somos, com Ele. - Você é vitorioso (a)? Em que se baseia este sentimento de vitória na sua vida? Você tem confiado no Leão da Tribo de Judá? -

Salmo 71 – “Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre!”

Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós. Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!

Evangelho – Mateus 1, 1-17 - “ De Abraão a José”

Deus quis vir ao mundo do mesmo jeito que cada um de nós nasceu. Neste Evangelho nós vemos discorrer sobre a geração humana de Jesus, desde Abraão até José, o esposo de Maria da qual nasceu o Salvador dos homens. A partir do que vimos nós podemos meditar na nossa existência que tem também uma origem e uma história, como a de Jesus. Com Jesus não aconteceu diferente de nós. Assim Jesus pode sentir na sua carne os mesmos sentimentos, aflições, alegrias e dores que nós mesmos sentimos. Esta leitura nos dá a conhecer toda a linhagem de Jesus e a sua genealogia prova a sua natureza humana. Ao longo das gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos e há também aqueles (as) que não procederam bem. Jesus não veio diferentemente de nós outros. Cada um de nós faz a sua história e quando estamos ajustados ao Plano do Pai, como Maria e José, nós contribuímos para o soerguimento da humanidade. Também podemos ser ou não colaboradores de Deus aqui na terra, dependendo da nossa experiência de vida e da nossa adesão à Sua proposta. Deus precisa de nós, hoje, assim como ontem precisou dos nossos ancestrais e futuramente precisará da nossa descendência. Cada um de nós tem seu papel na história da nossa família, assim também como na história da Salvação. – Você também como homem ou como mulher se sente responsável pelo projeto de Deus no mundo? – Você sabe qual é o objetivo de Deus para o homem? - Procure descobrir nesta leitura coisas que você ainda não conhece: identifique os personagens de quem você já ouviu falar; perceba as coincidências. - O que você percebe quando o evangelista fala de Maria?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: