Cidade do Vaticano (RV) – A situação política nacional e regional - com especial referência ao desenvolvimento das instituições democráticas e a situação social e humanitária da América Latina – pautou o encontro de 40 minutos do Papa Francisco com o Presidente da República do Uruguai, Tabaré Ramion Vázquez Rosas na manhã desta sexta-feira, no Vaticano. A seguir, o mandatário uruguaio manteve conversações com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin.
Os cordiais colóquios evidenciaram as boas relações existentes entre a Santa Sé e o Uruguai e o comum interesse pelo desenvolvimento integral da pessoa, o respeito dos direitos humanos e a paz social. Em tal contexto, foi evidenciado o papel e a contribuição positiva das instituições católicas na sociedade uruguaia, especialmente na promoção humana, na formação e na assistência aos mais necessitados.
O Presidente uruguaio chegou ao Vaticano acompanhado de sua esposa, María Auxiliadora Delgado, e um de seus filhos, Alvaro, assim como dos Secretários.
Durante a troca de dons, Francisco recebeu do Presidente uma típica ametista do país sul-americano, enquanto entregou a ele uma medalha de bronze e uma cópia de três documentos por ele escritos: Laudato Sii, Amoris laetitia e Evangelii Gaudium.
Enquanto entregava a Rosas este que é o conteúdo programático de seu pontificado, Francisco exclamou, com um tom de surpresa: “Ouvi que o Mujica falava na rádio da Evangelii Gaudium”. O Papa, de fato, encontrou o ex-Presidente Mujica – com quem mantém relações de cordialidade e respeito - durante a audiência com os Movimentos Populares realizada recentemente no Vaticano.(JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário