quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PALAVRA DO PASTOR



“NATAL NO ANO MARIANO NACIONAL”


Estamos celebrando mais uma vez o Natal de Jesus, expressão maravilhosa da misericórdia divina: Deus que vem ao nosso encontro pelo Mistério da Encarnação do Filho Eterno no seio da Virgem Maria para a salvação da humanidade.dom-josé-antonio_
A graça da Encarnação já se expressa na maravilha da transformação da natureza humana decaída na Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservada do pecado pelos méritos de Jesus Cristo. E nela a humanidade vislumbrará seu próprio destino na redenção em Cristo, do pecado para a graça, para a participação na vida divina.
15b A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 16 Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação a partir de inúmeras faltas. 17 Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, de Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18 Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19 Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.” (Rm 5, 15b – 19)
Por misteriosa condescendência divina, em Jesus Cristo a humanidade passa a uma nova situação de justiça. Em Maria, Mãe de Jesus, esta situação é dada como preservação em sua imaculada concepção; a toda a humanidade será dada como redenção pela graça da pregação do Evangelho, a Fé no dom do Espírito Santo. Assim a Igreja reza confiante: Sol de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, – concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós, purificados também de toda a culpa, por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” (da Liturgia de 8 de dezembro)
Esta participação na vida da graça é oferecida toda a humanidade pela missão do Evangelho. O tempo do Advento, preparação para a celebração do Natal do Senhor, do Deus que vem, do Deus-conosco (Emanuel), reporta-se a todo o movimento de evangelização que partiu de Cristo para chegar aos confins da Terra, no espaço e no tempo. Vivemos também a chamada CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO, que a todos convoca para dar com alegria e efusão o dom recebido e experimentado: a vida no Amor de Deus. Como Maria, fecunda do Espírito dá à luz e ao mundo Jesus, hoje a Igreja – Corpo Místico de Cristo – Deus-conosco, com alegria e efusão do Espírito é enviada para o dom do Evangelho a toda criatura, a todos os recantos da vida, a todas as periferias da existência, a toda a terra.
Em campanha todos somos convocados (chamados juntos) a testemunhar e anunciar a alegria do Evangelho com meios espirituais e materiais. Uma palavra de Jesus a seus discípulos torna-se atual referência: “Dai de graça o que de graça recebestes.” (Mt 10,8) O Evangelho é a difusão do Amor. Da primeira agraciada, Maria – Mãe de Jesus – feita Mãe dos homens, recebemos a educação de filhos para esta difusão da graça. Onde a necessidade a que a mãe não seja levada a socorrer? Com Maria no Natal de Jesus durante todo o ano e toda a vida.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário: