segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ESTATÍSTICAS DA IGREJA



O jornal “O SANTUÁRIO” dos Padres Redentoristas de Aparecida publicou na sua última edição de 2016 um artigo longo titulado “Pesquisa aponta alta no número de católicos no mundo”. Os dados foram tirados da Agência Fides, que há 90 anos divulga as missões da Igreja Católica pelo mundo. Num breve artigo como este só podemos mencionar os dados mais importantes. Em todos os continentes foram registrados um aumento no número de fiéis, menos na Europa, que apresentou uma ligeira queda. O mesmo movimento foi observado em relação aos bispos e padres pelo mundo.
O levantamento mostra que o número de católicos é equivalente a 1,27 bilhão de pessoas, com um aumento de 18,3 milhões, em relação ao ano anterior. O aumento é constatado em todos os continentes, com a exceção de Europa. É maior na África, com 8,5 milhões, na América com 6,6 milhões, seguidas pela Ásia com 3,0 milhões e na Oceania com 218 mil. A Europa registrou queda de 57 mil fiéis.  A pesquisa apresentou ainda um crescimento de 64 novos bispos. O número de sacerdotes também registrou um aumento, com um saldo de 444 padres, em relação  ao ano precedente e já somam 415 mil.  A diminuição mais consistente se registra novamente na Europa com diminuição de 2,5 mil e, de modo menor, na América, com menos 123,e na Oceania com menos 86 padres. Na África e na Ásia registraram um aumento de aproximadamente 1 mil e 2 mil respectivamente. Os religiosos não sacerdotes  somam mais de 54 mil, com diminuição de 654 membros. Os dados também mostram a tendência à redução global das religiosas, este ano ainda maior do que no ano passado, com queda de 10 mil. Ao todo, o número de religiosas e religiosos pelo mundo somam quase 683 mil.
No campo da instrução e da educação, a Igreja Católica administra no mundo 73 mil escolas maternais, frequentadas por 7 milhões de crianças; 96 mil escolas de ensino fundamental com 33 milhões de alunos; 46 mil institutos de educação secundária, com 19 milhões de estudantes. Acompanha ainda 2,4 milhões de escolas superiores e 2,7 milhões de estudantes universitários. Além disso, a Igreja católica tem 5 mil hospitais, 15 mil casas para idosos, 9 mil orfanatos, 14 mil consultórios matrimoniais, 3 mil centros de educação ou reeducação  social e outras 65 entidades. Atualmente, a Agência Fides apresenta algumas estatísticas com o fim de oferecer um quadro panorâmico da Igreja no mundo. Os dados foram extraídos do último Anuário Estatístico da Igreja e se referem a membros da Igreja, estruturas pastorais, atividades nos campos médico, assistencial e educativo.
(Fonte: O Santuário)                                      Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista

Nenhum comentário: