quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

DIA DEDICADO À IMACULADA CONCEIÇÃO: HOJE É FERIADO EM 35 CIDADES DO CEARÁ


 por Honório Barbosa - Colaborador

Iguatu. Há nove dias, movidos pela fé, milhares de católicos participam de festas religiosas em louvor a Nossa Senhora da Conceição. Hoje, 8 de dezembro, é dia dedicado à santa e é feriado em 35 cidades do Interior, onde Maria Santíssima, mãe de Jesus, sob o título de Imaculada Conceição, é padroeira. Além das paróquias, há louvores em centenas de capelas, em áreas urbanas e rurais.

Hoje, dia dedicado à santa, é marcado por procissões e celebrações litúrgicas, sempre com fervor, para festar Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A maioria dos católicos que participa dos festejos religiosos veste branco. Idosos, jovens e crianças seguem a tradição herdada pelos pais e avós. Em Sobral, sede de Diocese, a festa ocorre na Catedral, e deve atrair milhares de devotos.

No Ceará, Nossa Senhora da Imaculada Conceição é padroeira de Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacatuba, Pacajus, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu e Quiterianópolis.

Em todas as cidades, onde a santa é padroeira, é feriado municipal. As paróquias têm programação própria, mas em todas elas há celebração de novenas, caminhadas, missas e quermesse. "O povo nordestino é muito religioso e há uma forte devoção à Maria, mãe de Jesus, em seus diversos títulos", frisou o coordenador de pastorais da diocese de Iguatu, padre João Batista Moreira. "Creio que o número elevado de paróquias e capelas dedicadas à santa decorre da proclamação do dogma da Imaculada Conceição".

Em 1854, o papa Pio IX proclamou o dogma (princípio de fé) da Imaculada Conceição de Maria. "A Igreja afirma que Maria foi concebida sem a mácula do pecado original em vista da missão que iria abraçar, ser a mãe do filho de Deus", explicou o padre João Batista. O sacerdote observa que a ampla maioria das paróquias é dedicada à Maria, em seus diversos títulos: Nossa Senhora Conceição, das Graças, do Perpétuo Socorro, de Fátima, dentre outros.

No âmbito da diocese de Iguatu, há duas paróquias que celebram Imaculada Conceição: Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, além de capelas nas localidades de Guassussê e Palestina, em Orós; Várzea da Conceição, em Cedro; Igreja do Monte, em Icó; e a capela no bairro Cocobó, na cidade de Iguatu.

Para o padre Ernandir Alves, pároco da Matriz de Imaculada Conceição em Milhã, no Sertão Central, é forte a devoção dos católicos à Maria Santíssima. "A festa religiosa é um momento de devoção popular, de expressão da comunidade na fé, pois Maria é exemplo, modelo, de unidade a Deus, é a vitória contra o pecado", frisou. O padre João Batista completa: "Está na alma do povo a participação em romarias, peregrinações, caminhadas".

Em Milhã, a festa ocorre com muita animação e participação. Hoje serão celebradas duas missas. Pela manhã, as 9 horas, presidida pelo bispo emérito, dom José Mauro Ramalho e às 17 horas presidida pelo bispo, dom Édson de Castro Homem, bispo da diocese de Iguatu. "São mais de cem anos de devoção à Imaculada Conceição", disse Ernandir Alves Ferreira.

Na diocese de Iguatu, a temática dos novenários são comuns: "Com a Imaculada Conceição, sejamos discípulo da misericórdia". Na localidade de Várzea da Conceição, serão celebradas cinco missas e haverá procissão pela manhã com o andor da santa. "Maria é para nós um modelo de fé, de serviço ao próximo, de obediência à Deus", observa o monsenhor Afonso Queiroga.

As celebrações em Guassussê e Palestina estão relacionadas com a construção do Açude Orós, no fim da década de 1950. Antes, havia a localidade de Conceição do Buraco, nas margens do Rio Jaguaribe. As águas foram barradas e os moradores tiveram que sair em busca de novas áreas para morarem.

Houve uma divisão. Alguns foram para Guassussê e outros para Palestina, cuja denominação tem relação com a caminhada do povo judeu em busca da terra prometida, segundo relato bíblico. As duas comunidades mantiveram a tradição e o fervor em torno da santa, Virgem Maria. Há relatos de que a imagem tradicional foi tirada por devotos às escondidas e levada para Guassussê.

A aposentada, Maria Nogueira, 69 anos, disse que desde criança participava dos festejos em louvor a Imaculada Conceição. "Ia para as novenas na Conceição do Buraco e depois aqui em Guassussê", contou. Já são mais de sessenta anos de fé e caminhada. Os exemplos são muitos. O agricultor Antonio Pereira Neto, 72 anos, também segue a tradição herdada dos pais. "Neste ano, estamos rezando pedindo por um bom inverno", contou.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: