domingo, 20 de novembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


20/11/2016 - DOMINGO – N.S. JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

– 1ª. Leitura – 2 Samuel 5, 1-3 – “o Rei já está entre nós”

Quando nos aprofundamos na história do povo de Deus e na sua caminhada aqui na terra, nós percebemos que o nosso coração também anseia pela existência de alguém que seja soberano e senhor nosso. Por isso, nesta leitura nós nos deparamos com o povo que, mais uma vez, clama por alguém que o apascente e seja seu chefe. O coração humano anseia por justiça e paz e, assim, vive em busca de alguma pessoa que construa para ele uma nação capaz de lhe conceder a paz e a justiça. No entanto, na caça de um rei que o governe, o homem, sem perceber, deseja sobre si a autoridade daquele que o criou e que já tem pronta a concepção para a sua felicidade. Toda autoridade na terra é concedida por Deus que está no céu, deste modo, os que são “reis na terra” firmam aliança com o povo na presença do Senhor. Porém, mesmo tendo o apoio divino, e, por mais que sejam “bem intencionadas”, na maioria das vezes “as autoridades” quebram o compromisso assumido, pois são pessoas falíveis. Por isso, nós nunca deveríamos aguardar muito dos “homens eleitos”, pois eles são meros instrumentos de Deus para cumprir aqui na terra, a missão que lhes foi confiada. Somente o nosso verdadeiro Rei e Senhor que está no meio de nós poderá nos conferir o que é justo e necessário para que tenhamos paz e harmonia interior conosco mesmo, e, como consequência disso, também unidade com o nosso próximo. - Você espera muito dos “homens escolhidos” para governar a terra?- Você tem consciência de que eles, como você, são pessoas falíveis?- Qual é o seu julgamento em relação aos pastores da Igreja que, às vezes, promovem escândalos? A sua fé fica abalada por causa disso?- Você também, como o povo de Israel sente a necessidade de um rei que dirija a sua vida? - Você tem paz e harmonia com você mesmo (a) e com o próximo?


Salmo 121 - "Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!"

Jerusalém, a cidade santa, é o nosso destino final, por isso, se constitui uma perspectiva feliz, o saber que para lá nós estamos caminhando. Enquanto estivermos aqui na terra, a casa do Senhor é o mais profundo do nosso ser espiritual, lá onde habita o Espírito Santo de Deus. Enquanto isso, nós caminhamos literalmente para o encontro final com o nosso Criador, que nos concederá a verdadeira morada, que nos foi preparada por Ele desde toda a eternidade. "Vamos à casa do Senhor", por isso, o nosso coração se alegra. Somos parte das tribos de Israel, as tribos do Senhor que seguem adiante, seguindo a Sua Lei e louvando a Ele pela Sua justiça e santidade. Não podemos viver tristes, pois a nossa perspectiva é de felicidade eterna!

2ª. Leitura – Colossenses 1, 12-20 – “a maior herança que recebemos é o Espírito Santo”

A grande graça que recebemos do Pai é ter acesso à herança dos santos, Luz que Ele nos concedeu por meio de Jesus Cristo. A Luz de Jesus nos libertou das trevas do pecado e da morte a que estávamos condenados. Em Jesus temos a redenção e o perdão dos pecados. Portanto, não podemos nos apegar às nossas faltas com sentimento de culpa, pois Deus deu a Jesus Cristo o poder e o senhorio de todas as coisas visíveis e invisíveis, inclusive nós e os nossos pecados. Tudo o que há no céu, debaixo do céu, na terra e debaixo da terra está sob a autoridade de Cristo, porque tudo foi criado por meio dele e para ele. Em Jesus, Deus habita em toda a Sua plenitude e por Ele, reconciliou consigo todos os seres, pelo sangue da Sua Cruz. Para nós, basta apenas nos abrir para a Sua graça e tê-Lo como nosso Senhor e Salvador. Às vezes, nós esquecemos de que temos, no céu, sentado no trono de Deus, um Rei que conhece todas as nossas necessidades, que sabe das nossas aflições e se interessa por nós e quer nos salvar. Vivemos procurando pessoas que possam nos tirar das situações de penúria e olvidamos a maior herança que possuímos: a Luz de Jesus que é o Seu Espírito Santo que nos ensina a trilhar o caminho seguro para encontrar o reino dos céus. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida, não estamos órfãos, o Espírito Santo caminha conosco. Somos os santos e as santas dos tempos atuais, temos direito à herança. – Você tem Jesus Cristo como Senhor também dos seus pecados e faltas? – Você é uma pessoa que desanima com facilidade por causa da sua fraqueza? – A quem você procura na hora da provação? – Você acha que tem direito à herança dos santos? – Você acha que é santo (a) dos tempos atuais? – Você é consciente de que recebeu a herança do Espírito Santo?



Evangelho - Lucas 23, 35-43 - " O paraíso é a misericórdia do Senhor "

Jesus não se justificava nem mesmo se manifestava diante dos insultos, quando todos caçoavam e zombavam, cobrando Dele uma atitude de auto salvação e duvidando de que Ele fosse verdadeiramente, o Filho de Deus, o Ungido, Rei das nações. Ele tinha plena consciência de que tudo o quanto lhe estava acontecendo era parte da história do Seu calvário. Se analisarmos bem o conteúdo deste Evangelho, nós iremos perceber que, somente uma vez, Jesus deu ouvido e respondeu a alguém. Foi justamente na hora em que um dos malfeitores crucificados ao Seu lado lhe dirigiu a palavra: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado". A resposta que Jesus deu a esse homem é um sinal de que depende de cada um de nós a entrada no Seu reinado, isto é, no paraíso, como foi dito por Ele: "Em verdade eu te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso". A nossa fé e dependência de Jesus, o reconhecimento do nosso ser pecador e a nossa adesão ao projeto salvífico de Deus, nos abrirão as portas do paraíso. Quando confessamos os nossos pecados e reconhecemos a maldade que existe em nós por causa do nosso estado original, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos acolher na Sua misericórdia. O paraíso, portanto, é a misericórdia do Senhor que nos abriga e nos dá alento na nossa caminhada terrena. Entrar no paraíso é viver o reino de Deus, desde já, porque Ele está próximo. O reino de Deus é Jesus, o nosso Salvador e Redentor que se fez homem e como tal, se entregou aos homens como uma oferta a Deus pela remissão dos nossos pecados. Ele enfrentou a morte de Cruz com paixão e por amor a nós. Temos em nós as marcas dessa Paixão, por isso o reino de Deus acontece, em nós e a partir de nós, nas nossas ações de amor que são promotoras da paz e da justiça. Se, queremos realmente, entrar no paraíso e participar do reinado de Jesus, nós precisamos tê-Lo como nosso Rei e Senhor das nossas vidas, dos nossos planos e dos nossos ideais. - Você já percebeu que Jesus já fez e Sua parte e, agora, o paraíso só depende de você?- Diante de Deus e dos homens você reconhece o seu ser pecador e necessitado de perdão? - Você admite que as outras pessoas também o (a) acusem de ser pecador (a)? - Faça também hoje como o "bom ladrão": peça a Jesus que o faça entrar no Seu reinado e ouça com atenção a Sua resposta.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho




Nenhum comentário: