quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DESPEDIDDA ENCERRA ROMARIA DE FINADOS


Juazeiro do Norte. A Romaria de Finados, também conhecida como da Esperança, encerra hoje, com estimativa de ter atraído, desde a última sexta-feira (28), data da abertura, aproximadamente 600 mil romeiros vindos de vários Estados do Nordeste. As 5h30, ocorre a tradicional caminhada com a Cruz e imagem do Padre Cícero, saindo da Basílica para a Capela do Socorro. Ao meio-dia, é realizada a despedida oficial do Romeiros, na Basílica.
Neste ano, a Romaria trouxe o tema "No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia". A festividade é considerada a maior do ano, chegando a dobrar o número da população juazeirense, atualmente cerca de 255 mil habitantes. Durante os cinco dias de peregrinação, os devotos visitaram o altar-mor da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o patriarca de Juazeiro, Padre Cícero, está sepultado. Seu túmulo é considerado um dos mais visitado em todo País. Outros pontos da cidade tiveram grande presença dos fiéis. A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de São Francisco, a Casa-Museu do Padre Cícero e o Horto, foram os locais mais visitados. Ao longo da Romaria, foram celebradas 24 missas, além de ofícios e caminhadas.
De acordo com o padre Cícero José da Silva, atual vigário da Paróquia da Basílica Santuário, "o próprio Padre Cícero sempre pedia ao fiéis católicos que encontrassem um tempo para visitar seus entes queridos aqui sepultados. Após sua morte, a Romaria ganhou forte apelo, tornando-se uma das maiores do Brasil", explicou.

 Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: