terça-feira, 1 de novembro de 2016

CATÓLICOS E LUTERANOS FORTALECEM COMPROMISSO EM FAVOR DOS POBRES


Malmö (RV) – A ação concreta de católicos e luteranos em favor dos necessitados do mundo. Este foi o tom do grande encontro ecumênico realizado na Arena de Malmö que se seguiu ao Encontro de Oração na Catedral de Lund.
O desejo do trabalho conjunto ficou  fortemente caracterizado pelo deslocamento até o estádio. Lado a lado, dentro de uma van, o Papa Francisco, o Presidente e o Secretário da Federação Luterana Mundial, Bispo Munib Younan e Martin Junge, respectivamente, e o Cardeal Koch. Assim, da oração comum - para que “a Palavra do Senhor nos mantenha unidos” , como disse ao Papa na Catedral – para a ação concreta em resposta às necessidades mais urgentes da população do planeta.
Um dos frutos do amadurecimento do diálogo é justamente a colaboração entre diversas organizações da Igreja Católica e da Federação Luterana Mundial, representado pela Declaração comum de Acordos entre a Caritas Internationalis e o Serviço Mundial da Federação Luterana, em favor da promoção da dignidade e da justiça social, temas em torno dos quais se desenvolveu todo o evento na Arena da Malmö.
Música, oração, luzes e testemunhos caracterizaram o encontro. Os presentes, reunidos desde cedo no estádio, puderam acompanhar o Encontro Ecumênico na Catedral de Lund através de telões.
Os testemunhos representaram situações de ameaça em diversas partes do mundo. Uma jovem indiana, Pranita,  comprometida com atividades ambientais depois de ter visto em seu país os desastres naturais provocados por inundações e ciclones; o Diretor da Caritascolombiana, Héctor Gaviria, que falou sobre a paz no país; Marguerite Barankitse, do Burundi, que adotou 7 crianças com o início do massacre, comprometeu-se com uma organização para ajudar crianças órfãs e construir uma geração capaz de romper o ciclo de violência e por fim, o testemunho de Dom Antoine Audo, Bispo caldeu de Aleppo, com o relato da situação de violência nesta terra martirizada.
O Presidente da Federação Luterana Mundial, Munib Younan, afirmou que “o nosso histórico encontro está enviando uma mensagem ao mundo inteiro”, de que os fortes esforços religiosos podem levar a uma reconciliação verdadeira, antes que causar mais conflito em um mundo já conturbado. “Agradeçamos a Deus – afirmou – porque estamos dando um passo do conflito à comunhão”.
Os ingressos para participar do encontro na Arena de Malmö foram colocados à disposição online em 9 de setembro e em pouco mais de dois dias se esgotaram. Cada ingresso foi oferecido ao preço de dez euros e o valor arrecadado será destinado em favor dos refugiados sírios na Jordânia e em Aleppo.
Reagir à crise síria, aliás, foi um dos temas centrais, com uma oração pedindo o fim do conflito. Desta forma, este dia histórico para as duas Confissões, além de um passo rumo a um futuro de unidade, fortalece o trabalho conjunto de organizações das duas Igrejas em favor dos pobres do mundo.
De Malmö, Suécia, Jackson Erpen
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: