sexta-feira, 7 de outubro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


08/10/2016 - Sábado – XXVII semana comum

- Gálatas 3, 22-29 – “ a lei nos exercita a viver pela fé” 

Quando escreveu aos Gálatas São Paulo nos deu consciência de que antes de Jesus, a Escritura nos ensinava a cumprir a lei com o objetivo de nos capacitar a viver pela fé, dizendo: “Portanto, a Lei foi como pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”. A Lei de Deus foi claramente revelada por Jesus no Evangelho com o Novo Mandamento: o amor a Deus e ao próximo. Consequentemente Jesus veio inaugurar o regime da fé, portanto, não estamos mais na dependência da Lei, mas sim da graça do Pai, por causa do Filho. Jesus cumpriu plenamente a Nova Lei do amor quando deu a vida por todos nós e nos fazendo ser filhos de Deus. Dessa forma, nós todos que fomos batizados em Cristo, somos filhos de Deus e com Jesus Cristo somos um. Somos herdeiros da promessa de Deus a Abraão e recebemos a graça generosa do Pai por causa do Filho, no Espírito Santo. – E você: vive mais no cumprimento da lei antiga ou da Lei a qual Jesus veio revelar? – Você se sente um (a) com Cristo? – Você já se apossou da herança do Pai que é o Espírito Santo agindo em você por amor? – Você tem usado a sua herança nos seus relacionamentos do dia a dia?


Salmo 104 – “ O Senhor se lembra sempre da aliança”



O salmo continua hoje nos afirmando que o Senhor não se esquece da aliança que faz conosco, portanto nos manda cantar e entoar salmos e publicar todas as suas maravilhas. Manda-nos buscar a face do Senhor! A face do Senhor nós a encontramos quando nós contemplamos os Seus prodígios na nossa vida e acolhemos a Sua Palavra que nos direciona a vivermos o amor recíproco, o amor que Jesus Cristo nos ensinou.


Evangelho – Lucas 11, 27-28 – “Maria é modelo da mulher feliz!”


Ao responder à mulher que exaltou a figura da Sua Mãe, Jesus Cristo falou: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. ” Maria é considerada a primeira discípula do próprio Filho e “modelo da Igreja na ordem da fé, da caridade e da união perfeita com Cristo” (LG 63). Portanto, podemos dizer que Maria foi feliz, pois ouviu a Palavra do Pai e em tudo fez a Sua vontade. Quando ouvimos a palavra de Deus e a pomos em prática no dia a dia da nossa vida, quando perseguimos a vontade de Deus, quando nós nos ajustamos ao Seu Plano de Salvação, quando proclamamos Jesus Cristo como Senhor da nossa vida e nos rendemos às moções do Seu Espírito Santo, podemos dizer que seguimos o exemplo de Maria aqui na terra. Dessa forma, também podemos, não somente anunciar, mas provar com o nosso testemunho que somos felizes e cheios da graça de Deus. Ser bem-aventurado significa ser feliz! Maria foi bem aventurada, portanto, Maria é modelo também da mulher feliz. – Você também é feliz como Maria? – Qual a influência que a palavra de Deus tem exercido na sua vida? – Você também se sente cheio (a) do Espírito Santo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: