quinta-feira, 13 de outubro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


13/10/2016 - 5ª. Feira - XXVIII semana comum

– Efésios 1, 1-10 – “o amor é a semente da santidade de Cristo”

Fomos adotados como filhos de Deus por intermédio de Jesus Cristo, o Seu Filho, por decisão da vontade do Pai. Dessa forma, assim como os pais da terra cultivam nos seus corações desejos e sonhos para a felicidade dos seus filhos, Deus como Pai, tem para nós não apenas um sonho ou um simples desejo, mas, um desígnio: o de que sejamos santos e irrepreensíveis aos seus olhos, no amor. Isto significa dizer que, todos nós que temos em Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador somos chamados a vivenciar o Amor do Pai. Assim, abraçando a graça da bênção do Espírito Santo, nós permaneceremos de coração aberto à sabedoria e à prudência de Deus que nos perdoa e nos revela o mistério da Sua vontade. O Plano de Deus é reunir em Jesus Cristo o universo inteiro, abrangendo tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. Somos nós os escolhidos de Deus para que, através do amor que praticarmos, todas essas coisas se realizem. O Amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, portanto, temos em nós mesmos a semente da santidade de Cristo. Sejamos, portanto, santos no amor, pois é essa a nossa vocação e a vontade do Pai para nós, Seus filhos e filhas. – Você tem refletido no sentido da sua vida aqui na terra? – Você já pensou que as pessoas que fazem parte da sua vida são instrumentos de Deus para que você seja santo (a), no amor? – O que tem regido as suas ações: o amor, o interesse, a revolta, a indiferença, o vale tudo, o “quem for podre que se quebre”, etc.....?

Salmo 97 – “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.”

O Senhor é sempre fiel no Seu amor e nos Seus desígnios para com os Seus escolhidos. Desde já, aqui na terra nós podemos contemplar a salvação do nosso Deus como diz o salmista. Desde agora nós percebemos e sentimos o Seu poder amoroso por isso entoamos um “cântico novo”, isto é, vivemos uma vida nova, transformada pelo amor de Deus e marcada pela alegria que têm os que já se consideram salvos.


Evangelho – Lucas 11, 47-54 – “ para formar as gerações futuras”

Ao se referir às más atitudes dos pais - que atravessando as gerações são copiadas pelos filhos - Jesus quer nos exortar a cortar pela raiz toda má ação que copiamos dos nossos antepassados. Precisamos ter consciência de que o Evangelho de Jesus Cristo deve ser encarnado por nós tanto nas coisas que nos agradam como também naquelas que questionam o nosso comportamento. Assim como nos ensinaram os nossos antecessores, nós também hoje, somos aqueles que têm o papel de formar as gerações futuras. Desta maneira, é que temos a chave da ciência, isto é, do conhecimento de Deus. Não podemos reter somente para nós, tudo o que aprendemos e recebemos de Deus. Mesmo que não tenhamos recebido a instrução correta, mesmo que nos tenham tratado mal na nossa infância, o Senhor nos dá a oportunidade de conhecer a Sua Palavra e experimentar o amor do Pai para assim podermos construir um mundo novo. Por isso, precisamos, sim, como Seus cooperadores na construção do Seu reino, escancarar as portas do nosso ser para que por aí possam entrar aqueles que ainda não conseguiram penetrar nos mistérios da Salvação de Jesus. – Como é o seu comportamento na edificação do reino de Deus: você tem sido profeta ou perseguidor dos profetas? – Como você encara as pessoas que ainda não tiveram nenhum acesso ao conhecimento de Deus? – Você abre o seu coração para que elas através de si possam conhecer o amor de Deus, ou acha que Ele é exclusividade sua?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: