terça-feira, 4 de outubro de 2016

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA ELEGER CARDEAIS ? PAPA FRANCISCO RESPONDE


Cardeais. Foto: Alan Holdren (ACI Prensa)

VATICANO,  05:00 pm (ACI).- A bordo do avião no qual retornou no último domingo a Roma depois de sua viagem à região do Cáucaso, o Papa Francisco explicou os critérios que tem em conta para eleger cardeais.
O Papa deu esta explicação em resposta a duas questões do jornalista italiano Gianni Cardinale, que perguntou: “Quando fará novos cardeais? Quais são os critérios que se inspira para esta eleição?”.
Esta foi a resposta do Santo Padre:
“Os critérios serão os mesmos dos dois outros consistórios, um pouco de toda parte, porque a Igreja é no mundo inteiro. Sim, talvez... ainda estou estudando os nomes, mas talvez sejam três de um continente, dois de um outro ou um de outro lugar, um de um país, mas não se sabe.
A lista é longa, mas há somente 13 lugares.
Deve-se pensar em fazer um equilíbrio, mas eu gosto que se veja no Colégio Cardinalício a universalidade da Igreja, não somente o centro – por assim dizer – ‘europeu’, de todos os lados, dos cinco continentes se possível”.
Sobre a data do próximo consistório, o Papa disse que ainda não está definida “porque devo estudar a lista e definir a data, pode ser no final do ano, pode ser no início do outro.
No final do ano tem o problema do Ano Santo, mas é possível resolver no início do próximo ano, mas será logo”.


Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: