sábado, 1 de outubro de 2016

PAPA NA CATEDRAL PATRIARCAL: A TÚNICA SAGRADA É SINAL DA UNIDADE CRISTÃ



Cidade do Vaticano (RV) - Francisco concluiu suas atividades em terras georgianas, neste sábado (01/10), com uma visita à Catedral Patriarcal Svetyskhoveli, em Mtsketa, antiga capital do país caucásico.
A Catedral Patriarcal é o Centro espiritual da Igreja Ortodoxa da Geórgia, onde, segundo a tradição, se conserva a Túnica de Jesus, venerada no dia 1º de outubro. Na ocasião, são ordenados os Bispos georgianos.
 
Ao chegar à Catedral, o Santo Padre foi acompanhado, pelo Patriarca ortodoxo, Elias II, à edícula de Santa Sidônia, lugar onde foi sepultada com a preciosa Túnica do Crucificado.
Aos numerosos presentes na Catedral Patriarcal, Autoridades religiosas Ortodoxas, outras denominações Cristãs, Autoridades civis e representantes do Corpo Diplomático e do mundo Acadêmico e Cultural, o Santo Padre pronunciou seu discurso, dizendo:
“No ponto alto da minha peregrinação à terra da Geórgia, agradeço a Deus por poder deter-me em recolhimento neste templo santo. Desejo agradecer vivamente sua acolhida, o comovente testemunho de fé, o bom coração dos georgianos. “Como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos!”.
Depois, dirigindo-se, de modo particular, ao Patriarca Elias II, o Papa expressou sua alegria pelo encontro fraterno e pelo ósculo santo, o unguento perfumado da concórdia, sinais das abundantes bênçãos no caminho da unidade e daquele amado povo. E acrescentou:
“A língua georgiana é rica de significativas expressões, que bem descrevem a fraternidade, a amizade e a proximidade entre as pessoas. Que a partilha da comunhão, na oração e na união das almas, nas alegrias e nas angústias, seja sinal da atitude cristã fraterna, que marca o nosso caminho comum”.
Esta grandiosa Catedral, que conserva tantos tesouros da fé e da história, disse Francisco, nos convida a manter viva a memória do passado. A história da Geórgia, destacou o Pontífice, é como um livro antigo que, em cada página, fala das testemunhas santas e dos valores cristãos, que forjaram a alma e a cultura do país. Este precioso livro narra também a grande abertura, acolhimento e integração, sobre os quais Francisco disse:
“São valores inestimáveis e sempre válidos para esta terra e toda a região; tesouros que exprimem bem a identidade cristã, que se mantém bem fundada na fé e se mostra também aberta e disponível; mas jamais rígida ou fechada”.
A mensagem cristã, recordou o Bispo de Roma, ao longo dos séculos, foi o pilar da identidade georgiana. Mas, o Senhor jamais abandonou esta amada terra. A proximidade do Senhor está representada naquela Catedral pela presença da “túnica sagrada”, -  uma única peça de tecido, sem costuras, que representa a unidade que vem do Alto - que, desde sempre, atraiu a atenção dos cristãos. E o Papa explicou:
A túnica sagrada, mistério de unidade, leva-nos a sentir uma grande amargura pelas divisões, que se formaram entre os cristãos ao longo da história: são verdadeiras dilacerações da carne do Senhor. Porém, a “unidade que vem do Alto”, o amor de Cristo que nos reuniu, nos estimulam a uma caridade sincera, à mútua compreensão e a um espírito fraterno e cristão”.
No entanto, acrescentou Francisco, isto requer um caminho paciente, que deve ser construído com confiança e humildade, sem medo nem desânimo, mas com júbilo e esperança cristã; incentiva-nos a crer que as contraposições podem ser sanadas e os obstáculos removidos; convida-nos a não renunciar jamais às ocasiões de encontro e de diálogo em curso.
O Papa concluiu dizendo: “Somos chamados a ser um só em Cristo Jesus, não colocando em primeiro lugar as discórdias e divisões, porque é muito mais o que nos une do que o que nos divide”. O amor entre os fiéis em Cristo e tudo o que nos aproxima, reconcilia e une, como a fraternidade e a colaboração, possam aumentar cada vez mais, em todos os níveis. (MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio vaticano

Nenhum comentário: