sexta-feira, 21 de outubro de 2016

NOTA DE REPÚDIO DA DIOCESE DE TIANGUÁ


Aos fiéis da Paróquia São Pedro e a todo o Povo de Deus da Diocese de Tianguá

Eu, Dom Frei Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, na condição de Pastor Diocesano de Tianguá, venho externar com muita tristeza o meu repúdio diante do ato criminoso ocorrido ontem, dia 19 de outubro de 2016, na Paróquia São Pedro – Tianguá/CE.  Na ocasião, foi furtado de forma acintosa, o sacrário da Igreja Matriz de São Pedro contendo âmbulas com hóstias consagradas.
Sabemos que o sacrário não é um cofre e tão pouco é de ouro; porém, na sua fragilidade, guarda o que há de mais precioso em nossa fé: a Eucaristia. Não lamentamos, evidentemente, a perda dos objetos em si, mas a agressão cometida ao Santíssimo Sacramento, que para nós é a presença real de Jesus, centro e ápice de nossa vida cristã, como nos atesta:
Cânon 897 – Na Santíssima Eucaristia se contém, se oferece e se recebe o próprio Cristo Senhor e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua pelos séculos o Sacrifício da cruz (...) por ele é significada e se realiza a unidade do povo de Deus, e se completa a construção do Corpo de Cristo.
Esse sacrilégio constitui uma ofensa grave a Deus e um profundo desrespeito à fé católica do nosso povo.  Vale a pena lembrar que, quem joga fora as espécies consagradas ou as subtrai ou conserva para fim sacrílego incorre em excomunhão “latae sententiae” reservada à Sé Apostólica.
Esperamos que, uma vez realizada a apuração dos fatos por parte das autoridades competentes, os responsáveis sejam punidos. Não se pode admitir que a violência e a insegurança se sobreponham a determinados princípios e valores que constituem a base para o bem-estar social.
Finalmente, convocamos a todos os paroquianos a realizar um ato de desagravo a Jesus Eucarístico, suplicando incessantemente a  intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que possamos construir uma cultura de paz e respeito em nossa sociedade.
Cordialmente,

Tianguá/CE, 20 de outubro de 2016

+ Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR
Bispo da Diocese de Tianguá


POLÍCIA INVESTIGA

O padre Adriézio da Silva Lima, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Graça, assessor da Pastoral de Comunicação, da Diocese de Tianguá, informou que o fato foi registrado na Polícia, que está investigando o caso, mas ainda não tem pista do roubo do sacrário.

Nenhum comentário: