quarta-feira, 26 de outubro de 2016

EM SAUDAÇÃO, CNBB ACOLHE MONSENHOR JOSÉ ROBERTO CARVALHHO


Conferência deseja pastoreio feliz e ação evangelizadora fecunda
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao monsenhor José Roberto Silva Carvalho, nomeado pelo papa Francisco, nesta quarta-feira, dia 26, para a diocese de Caetité (BA). No texto, assinado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o novo bispo é acolhido "com esperança no seio do nosso episcopado". Para a CNBB, a trajetória de evangelizador no interior do Brasil "já o qualifica de modo muito especial para abraçar, com entusiasmo, essa nova missão que a Igreja lhe confia".
Leia na íntegra:

Saudação da CNBB a Monsenhor José Roberto Silva Carvalho



Prezado Irmão.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua alegria e o acolhe com esperança no seio do nosso episcopado. A trajetória de evangelizador no interior do Brasil já o qualifica de modo muito especial para abraçar, com entusiasmo, essa nova missão que a Igreja lhe confia. O pastoreio da Diocese de Caetité (BA) é, certamente, um desafio que se torna ainda mais belo ao ser iluminado pela Palavra do Senhor no diálogo com Pedro: “’Simão, filho de João, tu me amas? ’. Pedro respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo´. Jesus lhe disse: ´Apascenta as minhas ovelhas`” (Jo 21, 17).
A dedicação vivenciada na formação do clero por 15 anos também é um elemento significativo para a nova missão porque lhe aguarda agora de acompanhar e confirmar seus presbíteros na caminhada ministerial. E, claro, a vasta experiência paroquial o deixa em condições favoráveis, de algum modo, para o governo, o ensino e a santificação do povo de Deus.
A Diocese para a qual o Santo Padre o envia é uma preciosidade no Centro-sul do Estado da Bahia. Em seus mais 35 municípios divididos em 33 paróquias reunidas em 5 zonas pastorais, mais de meio milhão de pessoas aguardam sua presença e seu cuidado
Desejamos que seu pastoreio seja feliz e que a sua ação evangelizadora seja fecunda. E, por fim, saudamos sua chegada com uma palavra inspiradora do Papa Francisco, pronunciada no início do mês passado e dirigida aos novos bispos que participaram de um seminário para a evangelização dos povos: “Eu os encorajo a encontrar também as ovelhas que ainda não pertencem ao ovil de Cristo: de fato, a evangelização está essencialmente ligada à proclamação do Evangelho aos que ainda não conhecem Jesus Cristo ou que sempre o rejeitaram”.
Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: