terça-feira, 11 de outubro de 2016

DOM JOSÉ CELEBRA JUBILEU EPISCOPAL




Os 25 anos de dedicação às ações da Igreja como bispo de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques foram comemorados na noite de ontem, em sessão solene em homenagem na Assembleia Legislativa. A reverência ao arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza foi proposta pelos deputados estaduais Carlos Matos (PSDB), Evandro Leitão (PDT) e Walter Cavalcante (PP) e contou com a participação de representantes de diversos movimentos da Igreja Católica do Ceará e da sociedade civil.

O deputado Carlos Matos destacou a relevância do trabalho de Dom José Antônio em sua missão de conduzir os fiéis por meio de suas obras. "Para nós é uma grande alegria, em nome da Assembleia Legislativa, reconhecer esse grande trabalho de dom José Antônio, que está há 17 anos à frente da Arquidiocese de Fortaleza e vemos um trabalho frutífero. Dom José deu abertura a novas comunidades, consolidou novos movimentos e tornou fértil ainda mais o coração do cearense que já é aberto à fé", comentou.

O homenageado da noite manifestou-se grato à condecoração, contudo, dedicou as conquistas nos 25 anos como bispo a Deus. "Eu sinto que é um momento de dar graças a Deus e fico felicíssimo porque tantos se unem comigo nesse momento. A Câmara dos Deputados me convidou para essa celebração, para essa homenagem, que não é dirigida a mim. Quem realmente merece é o autor de tudo isso. Por isso eu fico feliz, que tantos se unam para esse reconhecimento", pontuou.

História

Nascido em 1948, em Jaú, no interior de São Paulo, dom José Antônio foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1974, na Igreja de Santo Antônio, paróquia de São José em Barra Bonita (SP), pelas mãos de dom Constantino Amstalden.

Dos 25 anos de episcopado de dom José Antônio, 17 foram dedicados à Arquidiocese de Fortaleza. Sucedendo dom Cláudio Hummes, ele foi nomeado arcebispo metropolitano da capital ceareanse em 13 de janeiro de 1999, pelo Papa João Paulo II. Antes disso, foi ordenado bispo em 20 de setembro de 1991, sendo conduzido a bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Kid Júnior


Nenhum comentário: