domingo, 23 de outubro de 2016

DEDICADA A PRIMEIRA IGREJA NA ARGENTINA AO SANTO PADRE BROCHERO




Inauguração da Paróquia São José Gabriel del Rosário Brochero / Diocese de Posadas

Buenos Aires, (ACI).- Um templo, a designação como “padroeiro do clero argentino” e um decreto do “Ano Brocheriano” em uma província, são os acontecimentos mais destacados que ocorreram após a canonização do Padre Brochero, primeiro santo que nasceu, viveu e morreu na Argentina.
No mesmo dia em que São José Gabriel del Rosário Brochero subiu aos altares em Roma, no último 16 de outubro, toda a Argentina, e sobretudo Córdoba, cidade natal do santo, celebrava o momento histórico com diversas atividades. Mas no norte da Argentina, no novo complexo residencial da localidade de Itaembé Guazú, cidade de Posadas, foi construído o primeiro templo dedicado ao santo.
“São José Gabriel del Rosário Brochero” é uma igreja de estilo barroco colonial, com uma capacidade para 180 pessoas, que acompanhará a vida de milhares de famílias no bairro localizado na Ruta Nacional 12.
A bênção solene e consagração do templo foi presidida pelo Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, que explicou que nada é por acaso, “tudo é providencial”, pois a diocese de Posadas “foi a que mais cresceu de todo o nordeste neste último tempo“.
Dom Martínez agradeceu a Deus “por tantos corações dispostos a colaborar e amar, trabalhando na propagação da fé. Nesta Missa, colocamos tudo isto na balança e temos que dizer amém ao Senhor pelo trabalho desta comunidade que recém está começando e continua trabalhando para estar mais unidos e ser mais fraternos”.
O Bispo de Posadas destacou a devoção que o Padre Brochero tinha pela Virgem Maria, referindo-se a ela “com o profundo título de ‘Minha puríssima’. Ele nos mostra o seu amor profundo e concreto, muito atento às necessidades de cada pessoa”.
“Como a Virgem nas Bodas de Caná, Brochero também soube dizer a Jesus: Não têm água, não têm educação, não têm caminhos, não têm meios para encontrar-se como irmãos e comercializar seus produtos. E ele fez o que Jesus disse: Ajudou o seu próximo a escutar essa mesma voz que abre as cataratas do amor de Deus e que se transforma no amor concreto ao irmão”.
“Brochero nos anima, como batizados, a sair às fronteiras, ‘de tal maneira que a unção chegue a todos, também às periferias, ali onde nosso povo fiel mais espera e valoriza. Ir até as pessoas que não conhecem o amor de Deus porque não lhes anunciaram ou porque a dura realidade na qual vivem lhes ensina que Deus parece estar ausente de suas vidas. Convida-nos a compartilhar com eles o quanto Deus os ama”, ressaltou o Prelado.
Atualmente, no bairro de Itaembé Guazú é composto por mil habitantes e muitos já se comprometeram a colaborar na vida pastoral da paróquia.
Por sua parte, a Conferência Episcopal Argentina pediu ao Papa Francisco que São José Gabriel del Rosário ou o Santo Padre Brochero seja o Padroeiro do clero argentino.
Em setembro de 2013, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos  Sacramentos autorizou que a Diocese de Cruz del Eje adotasse como padroeiro do clero o Santo Padre Brochero, que naquela época era Beato.
Por outro lado, o governo da Província de Córdoba estabeleceu o decreto n°1390, que nomeia como “Ano Brocheriano” o período entre o dia 16 de outubro de 2016 e 15 de outubro de 2017.
O decreto estabelece que durante esse tempo a administração pública deve usar a legenda “2016 – 2017 Ano Brocheriano” na margem superior direita da papelada e documentação de uso oficial.

ACI Digital


Nenhum comentário: