quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO PROMOVE CONGRESSO SOBRE A PASTORAL VOCACIONAL

Cerca de 10 representantes brasileiros participam da iniciativa
Com a presença de quase 300 cardeais, bispos e sacerdotes de todo o mundo engajados na Pastoral Vocacional, começou nesta quarta-feira, 19, em Roma, o Congresso Internacional promovido pela Congregação para o Clero. 
O evento, na Casa Geral dos Salesianos, será inaugurado pelo prefeito da Congregação, cardeal Beniamino Stella, e deverá tratar a promoção das vocações com uma abordagem analítica. Do Brasil, participam cerca de 10 representantes da Pastoral Vocacional, entre eles, os membros da Coordenação Nacional da Pastoral: padre Eliseu Donisete de Paiva, padre Elias Aparecido da Silva e o padre José Eduardo Meschiatti.
Segundo o oficial da Congregação para o Clero, padre Fábio de Freitas, no Congresso, os participantes vão procurar observar as realidades vocacionais existentes no mundo e os principais desafios hoje, na hora de trabalhar o tema das vocações.  
“Sabemos que a mudança na hora de pensar nos tempos de hoje, nos desafios: a mídia, as famílias que sofrem tanto o efeito de degradação, trazem marcas sobre a figura daquele que é o sujeito a quem Deus vai chamar; e como podemos lidar com este sujeito, de que modo se aproximar deste sujeito chamado por Deus, ou seja, procurar identificar os sinais do chamado de Deus, mas também sabendo cuidar deste sujeito que chega muitas vezes machucado, incompleto na sua própria compreensão de si em muitos aspectos. Ele vem ao encontro do orientador vocacional de certa forma ainda tentando entender um pouco mais sobre ele mesmo, e como se posicionar diante disto... quais são os principais desafios hoje, concretos, e como agir diante deles. Esta é a proposta do Congresso”, afirma o padre.
O evento começou hoje, 19 e vai até o dia 21, sexta-feira.

Com informações da Rádio Vaticano


Nenhum comentário: