quarta-feira, 5 de outubro de 2016

AUDIÊNCIAA: PAPA FRANCISCO RECORDOU SUA VIAGEM À GEÓRGIA E AZERBAIJÃO



 
Quarta-feira, 5 de outubro: na audiência geral na Praça de S. Pedro o Papa Francisco recordou a sua recente viagem apostólica à região do Cáucaso visitando a Geórgia e o Azerbaijão.
Na sua catequese o Santo Padre afirmou que esta sua viagem deu continuidade à viagem à Arménia, do passado mês de junho, e foi uma oportunidade de visitar e confirmar os católicos presentes na região do Cáucaso, e de encorajar esses países no seu caminho para a paz e a fraternidade.
Tanto a Geórgia como o Azerbaijão possuem raízes históricas, culturais e religiosas muito antigas – recordou Francisco – mas enfrentam os desafios próprios de nações que reencontraram a independência há apenas 25 anos.
Neste contexto, a “Igreja católica é chamada a fazer-se presente como sinal de caridade e promoção humana, sempre em diálogo com as demais comunidades cristãs”, como é caso dos Ortodoxos na Geórgia, ou com outras religiões, como os mulçumanos do Azerbaijão – referiu o Papa.
A Eucaristia celebrada na Geórgia – disse o Santo Padre – “coincidiu com a memória de Santa Teresinha, padroeira das missões, dando-me a ocasião de recordar que a missão não se faz com proselitismo, mas atraindo as pessoas a Cristo, partindo de uma forte união com Ele, através da oração, adoração e caridade concreta” – afirmou.
Na capital do Azerbaijão – observou ainda Francisco – “celebrei a Eucaristia com a pequena comunidade católica daquele País, salientando que a comunhão com Cristo não impede mas, ao contrário, impulsiona a procurar o diálogo com todos os que creem em Deus, a fim de construir-se um mundo mais justo e fraterno”.
“Que Deus abençoe a Arménia, a Geórgia e o Azerbaijão e acompanhe o caminho do Seu Povo santo peregrino naqueles países” – declarou o Papa no final da sua catequese.
Nas saudações o Santo Padre dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa presentes na praça, principalmente, os fiéis de Angola, Brasil e Portugal:
“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos fiéis de Angola, Brasil e Portugal. Queridos amigos, obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! Peçamos ao Espírito Santo, artífice da unidade da Igreja e entre os homens, que nos ajude a buscar sempre o diálogo com as pessoas de boa vontade, para que possamos construir um mundo de paz e solidariedade. Que Deus vos abençoe a vós e aos vossos entes queridos!”
O Papa Francisco a todos deu a sua benção!
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: