quarta-feira, 14 de setembro de 2016

XVI REUNIÃO DO CONSELHO DOS CARDEAIS FEZ O PONTO DA SITUAÇÃO




O Conselho dos nove Cardeais que coadjuvam o Papa Francisco no Governo da Igreja, concluíram nesta quarta-feira, 14/9, no Vaticano, a sua XVI reunião, iniciada no passado dia 12. O Papa esteve sempre presente, tendo-se ausentado apenas esta manhã para a audiência geral.
A reunião, em que participaram todos os nove cardeais, com excepção do arcebispo de Kinshasa, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, aprofundou as considerações relativas ao modo como os dicastérios da Cúria podem melhor servir a missão da Igreja. Foi dada, desta vez, particular atenção às Congregações para o Clero, para os Bispos, para a Educação Católica e para o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, referiu tanto sobre o trabalho da Congregação, como sobre o da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Os Cardeais – informa a Sala de Imprensa da Santa Sé – refletiram amplamente sobre o perfil espiritual e pastoral necessário para um bispo de hoje. Depois falaram do tema do serviço diplomático da Santa Sé, da formação e das tarefas do Núncio Apostólico, com particular atenção para a sua grande responsabilidade na escolha de candidatos ao episcopado.
O Conselho dos nove teceu também considerações sobre o tema da “diaconia da justiça” sem deixar de lago o amplo dossier acerca do papel do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Foram também examinados os últimos passos dados no processo de reforma especialmente com a instituição do novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
A Secretaria para a Comunicação entregou um dossier ao Conselho dos Cardeais acerca do andamento da reforma neste sector, e sobre os próximos passos a dar, como previsto no projeto.
Por fim, o Prefeito da Secretaria para a Economia, Cardeal George Pell, informou o Conselho dos Cardeais sobre as mais recentes evoluções do Dicastério, e o Cardeal Sean O’Malley ilustrou as novidades da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, por ele presidida.
A próxima reunião do Conselho dos nove Cardeais terá lugar nos dias 12,13 e 14 de Dezembro de 2016.
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: