sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ROMARIA DAS DORES É ENCERRADA COM PROCISSÃO



Os romeiros podem ter reduzido em número, mas não no fervor pela padroeira da Terra do Padre Cícero
 por Elizangela Santos - Colaboradora
A procissão é um momento de grande emoção para os milhares de devotos que todo ano vão a Juazeiro do Norte louvar a 'Mãe das Dores ( Fotos: Elizangela Santos )
Juazeiro do Norte. Uma multidão ocupou as ruas de Juazeiro do Norte desde o fim da tarde de quarta-feira. São Os romeiros da "Mãe das Dores" e do Padre Cícero que se despedem da cidade, emocionados com o cumprimento do rito de fé, que realizam a cada ano. Dessa vez, a romaria esteve abaixo da expectativa em termos de público.
Aquém
A estimativa era de que pelo menos 400 mil pessoas estivessem na festa de Nossa Senhora das Dores, mas a crise econômica e a proibição dos caminhões paus de arara foram motivo de impedimento para muitas pessoas que pretendiam peregrinar até a cidade de Juazeiro do Norte neste ano. A festa foi aberta no último dia 28 de agosto, com a procissão das bandeiras. Neste ano, a Igreja iniciou as comemorações para celebrar os cem anos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que começou como pequena capela no povoado local e se tornou Basílica. Ao meio-dia foi realizada a despedida dos romeiros. É um momento em que os fiéis levam artigos religiosos e objetos pessoais para a bênção, antes de sair da cidade. A maior parte dos participantes é dos estados de Alagoas e Pernambuco.
A despedida foi realizada com a presença do bispo diocesano, dom Fernando Panico: "Estamos chegando ao término de nossa romaria e queremos recordar os dias em que estivemos aos pés de Nossa Senhora das Dores. Também agradecer o que esse momento significou para muitos romeiros, na celebração do Ano Santo da Misericórdia".
A comissão de organização da romaria contou com reforço na segurança e maior organização do comércio informal. A maior parte dos vendedores ocupou a parte interna do Centro de Apoio aos Romeiros. Foram cerca de 800, dos mais de 2 mil que se instalam em Juazeiro durante esse período. Para a secretária de Turismo e Romaria, Marli Bezerra, essa foi uma alternativa encontrada para desocupar áreas do bairro Socorro e a Praça do Marco Zero, dando preferência às apresentações culturais nesse espaço.
O frei Raimundo Barbosa, do Santuário dos Franciscanos, avalia que essa romaria esteve bem abaixo do número esperado de fiéis. "Muitas pessoas ligaram dos locais de origem para saber se havia sido liberado o pau de arara", diz.
Ele integrou uma comissão, composta de autoridades locais e religiosos, que vinha negociando a liberação do transporte para o contexto religioso, já que faz parte do sacrifício de fé e da cultura romeira. Segundo ele, toda a conversação já vinha bem adiantada nesse sentido.
Órgãos ligados ao transporte, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o Ministério da Justiça e o Ministério dos Transportes já tinham sido contatados. "Agora, voltamos à estaca zero", lamenta. Ele também afirma que não tem sido fácil para o povo nordestino o momento de crise financeira e política que atravessa o País.
Desistências
A romeira de Alagoas Filomena Maria da Conceição lamenta pelos seus conterrâneos da localidade de Chã Preta não poderem vir. "É um momento sagrado para as pessoas. Ficamos tristes e lamentamos por todos que ficaram apenas na vontade de vir. Quando os motoristas souberam que ainda estava proibindo o transporte, desistiram da viagem", conta.
E a festa deixa saudades. "Para mim, esse é o momento mais importante, quando nos despedimos de Nossa Senhora das Dores, ela que é a mãe de Jesus e minha mãe. Saio daqui com coração já em saudades", declara emocionada a aposentada Ana Lúcia do Nascimento, de Recife. Com lágrimas nos olhos, a devota, juntamente com milhares de fiéis, participou da Bênção dos Chapéus e Despedida dos Romeiros, nos momentos finais da Festa de Nossa Senhora das Dores, na Basílica.
A próxima grande romaria na cidade acontece no mês de novembro, com maior concentração no Dia de Finados. A estimativa da Secretaria de Turismo e Romaria é da participação de mais de 500 mil pessoas.
ENQUETE
O que achou desta romaria?
"Depois de quatro anos, retorno a Juazeiro do Norte para participar da Romaria das Dores. Percebo que houve algumas melhoras na estrutura da Cidade, mas o trânsito ainda está muito complicado"
Marloni Joaquim dos Santos
Motorista
"Essa é a quinta romaria de Nossa Senhora das Dores que venho, e a cada ano é mais importante poder estar aqui para viver essa alegria. É uma forma de agradecer as graças alcançadas e fortalecer a fé"
Severina Maria da Conceição
Aposentada


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: