domingo, 18 de setembro de 2016

CANINDÉ RECEBE CERCA DE 60 MIL ROMEIROS NA 30ª EDIÇÃO DA MOTORROMARIA



por Editor
Organização estima que 60 mil pessoas participaram do evento.
Canindé. Devotos de São Francisco de Assis participaram, neste domingo (18), de mais uma edição da motorromaria. De acordo com a organização, cerca de 60 mil pessoas participaram da festa. Os fiéis percorreram um trajeto de 110 km pela BR-020 até Canindé, onde foram recebidos com alegria pela população. A segurança foi garantida por homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O trajeto saiu de Fortaleza pouco mais das oito da manhã. Os romeiros se concentraram em frente ao colégio da Polícia Militar. Cerca de 30 homens da PRF, do Corpo de Bombeiro, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Guarda Municipal garantiram a segurança durante o trajeto. Não houve registros de acidentes. O balanço com as informações da operação de segurança ainda será divulgado pela PRF.
Em Canindé, final do percurso, os fieis se concentraram na Praça dos Romeiros, onde receberam a tradicional bênção dos capacetes. Quase 100 litros de água benta foram derramadas sobre os capacetes dos romeiros. O frei Marconi Lins, reitor do Santuário de São Francisco de Assis, realizou a bênção.
Gente de todo o Ceará se reuniu no evento, que chegou a sua terceira década de existência. Ivens Mourão, de Tamboril, comemorou a graça de poder participar mais uma vez do evento. “Isso representa para os motoqueiros uma nova forma de vivência com deus. Somos todos franciscanos”.
Frei Marconi classificou a romaria como uma prática de piedade popular. “É uma experiência de peregrinação religiosa feita a algum santuário distante para se estabelecer uma relação afetiva com o sagrado, a fim de conseguir graças ou superação dos males”, disse.

Fonte: Diário do Nordeste
________
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.


Nenhum comentário: