segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PAPA FRANCISCO CELEBRARÁ VÉSPERAS PELO DIA MUNDIAL PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO NO DIA 1º



Cidade do Vaticano (RV) – No Angelus deste domingo, Francisco recordou que na próxima quinta-feira, 1º de setembro, será celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foiinstituída pelo próprio Pontífice em 2015, para motivar os católicos de todo o mundo a unirem-se face à “crise ecológica” mundial:
 
“Na próxima quinta-feira, 1º de setembro, celebraremos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, juntamente com os nossos irmãos ortodoxos e outras comunidades eclesiais: será uma oportunidade para reforçar o compromisso comum para salvaguardar a vida, respeitando o meio ambiente e a natureza”.
A data já era celebrada pelos ortodoxos. Após compartilhar  com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I as preocupação pelo futuro da Criação e acolhendo a sugestão de seu representante - o Metropolita Ioannis de Pérgamo - Francisco decidiu unir-se a à celebração, também como uma ocasião profícua para testemunhar a crescente comunhão com os irmãos ortodoxos.
Em 2016, será a segunda celebração, visto que em 1º de setembro de 2015 o Papa havia presidido a Divina Liturgia na Basílica de São Pedro. Após ser lida uma passagem do Livro do Gênesis e outra da Encíclica ‘Laudato Si’, o Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, proferiu a homilia onde pediu respeito pela “hierarquia dos seres”, consagrada pela Bíblia, que coloca o ser humano em primeiro lugar.
Em português, rezou-se para que todos aprendam “a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer” que estão “profundamente unidos com todas as criaturas no caminho para a luz infinita”.
instituição desta celebração foi comunicada numa carta ao Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson e ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia com comentários em português na quinta-feira, a partir das 11h55min, horário de Brasília.(JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: