quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ÓRGÃOS PÚBLICOS APRESENTAM LOGÍSTICA PARA A XIV CAMINHADA COM MARIA


Acontecerá no dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,  padroeira de Fortaleza, a XIV Caminhada com Maria.

“ Caminhamos com Maria, Mãe da Misericórdia”  é o tema deste ano.
Em preparação ao evento aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 9 de agosto, 9 horas, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, a Coletiva de Imprensa com a equipe organizadora, representantes dos Órgãos de Segurança, Infraestrutura e Logística da Caminhada com Maria. Cada representante apresentou o seu planejamento e a logística para esse dia, sempre visando proporcionar maior segurança, viabilidade, transporte e condições saudáveis aos caminhantes.

Em sua décima quarta edição, o evento tem a cada ano reunido uma multidão de fiéis no dia da padroeira municipal e milhares de voluntários.

Entenda:
Com o tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Misericórdia” será realizada no próximo dia 15 de agosto, em Fortaleza, a Caminhada com Maria, que em 2016, chega a sua 14ª edição. A Caminhada terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.

Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.

Toda a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é a de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fieis, sendo  meio milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. Durante o trajeto de 12 quilômetros haverá dez pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho de 2 mil voluntários. Toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.

Patrimônio Imaterial

A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.
Segurança.

A XIV Caminhada com Maria conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Guarda de Honra do Exército, dentre outros.

Confira a logística de cada Órgão Público apresentada para a XIV Caminhada com Maria

1 – Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil – Delegado Fernando Menezes

Plantões do 7º DP e 34º DP

 As ocorrências emergentes do presente evento serão encaminhadas e processadas nos Polos Plantonistas do 7º DP e 34º DP dependendo da área circunscricional onde ocorrer o fato.
 7º DP – Rua Frei Teobaldo, 320, Carlito Pamplona – Fones: 3101.2231 / 3101.2232.
34º DP – Rua Princesa Isabel, 1236, Farias Brito – Fones: 3101.4926 / 3101.4927.

OBS 1: A autoridade policial que estiver à frente das Delegacias do 7º DP e 34º DP, durante o plantão, deverá adotar medidas para a realização de operações de policiamento preventivo nos locais de concentração dos participantes do Evento, conforme suas respectivas áreas circunscricionais, de acordo com a conveniência e a disponibilidade dos recursos.
 OBS 2: Os Plantões do 7º DP e 34º DP serão reforçados
 de policiais, durante o período da Operação.

EFETIVO EMPREGADO NA MISSÃO
DELEGACIA DPC EPC IPC VTR
7º DP 01 03 03 01
34º DP 01 03 03 01
TOTAL 02 06 06 02
TOTAL 14 POLICIAIS CIVIS  + 02 VTR’s


2 – Policia Militar – Ten. Cel. Jano Manuel Marinho
 PERIODO DA OPERAÇÃO: Dia 15/08/2016 – das 06h ao término.
1º MOMENTO:  CONCENTRAÇÃO – DAS 06H00 ÀS 15H00 – APRESENTAÇÃO ÀS 06H NA PRAÇA DEFRONTE AO SANTUÁRIO DE N. Sª. DA ASSUNÇÃO.
2º MOMENTO: OCUPAÇÃO DOS CRUZAMENTOS: 13H00 no PE DA 4ªCIA/5ºBPM AO MAJOR PM CAVALCANTE –  4ªCIA/5º BPM
EFETIVO:
COORDENAÇÃO: TENCEL PM LIMA – CMT. DO 5ºBPM
COMANDANTE DA OPERAÇÃO: MAJOR PM CAVALCANTE – 4ªCIA/5ºBPM
COMANDANTE DA CONCENTRAÇÃO E DESLOCAMENTO – MAJOR WILLIAM – 2ªCIA/BPRAIO e TENENTE PM ALBERTO – 4ªCIA/5ºBPM;
AUXILARES: TENENTE PM ABREU – 1ªCia/5ºBPM;
TENENTE PM DABIN – BPE;
1º MOMENTO – CONCENTRAÇÃO E DESLOCAMENTO – DAS 06H00 ÀS 15H00 – APRESENTAÇÃO ÀS 06H NA PRAÇA DEFRONTE AO SANTUÁRIO DE N. Sª. DA ASSUNÇÃO:
 * CPCOM: 01 (uma) RD com composição + 10 (dez) PM’s á pé;
 * 5ºBPM: 04 (quatro) PM’s a pé + 01(uma) Viatura da área do evento fazendo PB no local e rondas no seu entorno, a partir das 06h ao término do evento (15h), com apoio da viatura do Fiscal de Policiamento da AIS – I.
2º MOMENTO – DAS 14H AO TÉRMINO, NA PRAÇA DEFRONTE AO SANTUÁRIO DE N. Sª. DA ASSUNÇÃO, ACOMPANHANDO OS FIÉIS ATÉ A CHEGADA NA CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA, PERMANECENDO ATÉ O FINAL DO EVENTO – APRESENTAÇÃO ÀS 13H NO SANTUÁRIO N.Sª. DE ASSUNÇÃO:

  * 2ªCIA/BPRAIO: MAJOR PM WILLIAM + 16 (DEZESSEIS) MPs.
Obs.: O Oficial ficará na coordenação do efetivo de Motos.
  * CPCOM: 01 (uma) RD com composição.
LOCAIS E CRUZAMENTOS A SEREM POLICIADOS
 HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO EFETIVO: 13H no PE DA 4ªCIA/5ºBPM AO MAJOR PM CAVALCANTE –  4ªCIA/5º BPM
OBS.1: Após a passagem da multidão as VTR’s retornarão à área de serviço e PM’s à pé serão remanejados para o entorno da Catedral.
OBS.2: Será disponibilizado pela Secretaria Executiva 02 (dois) Transportes de tropa com motorista a fim de deslocamento dos PM’s.
1 – Praça Péricles Benício Rodrigues, na confluência da Av. Coronel Carvalho c/ Av. Florêncio de Alencar (PR Ferroviário Atlético Clube):
2 – Av. Cel. Carvalho cruzamento com a Av. Francisco Sá:
3 – Ponte sobre o Rio Ceará – no CUCA Barra do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará):
4 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Rua Pajé:
5 – Av. Leste Oeste Cruzamento com a Senador Robert Kennedy:
6 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Rua Alberto de Oliveira:
7 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Rua Francisco Calaça:
8 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Rua Tomás Gonzaga:
9 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Av. Drº Themberge:
10 – Av. Leste Oeste com Rua Coelho da Fonseca:
11 – Av. Leste Oeste cruzamento com Av. Pasteur:
12 – Av. Leste Oeste cruzamento com a Rua Álvaro de Alencar:
13 – Av. Leste Oeste cruzamento com Rua Santa Rosa:
14 – Av. Leste Oeste cruzamento com Rua Francisco Cordeiro:
15 – Av. Leste Oeste cruzamento com Jacinto Matos (Próximo ao Antigo Kartódromo):
16 – Av. Leste Oeste praça do Antigo Kartódromo (lado da praia):
17 – Av. Leste Oeste com Av. Filomeno Gomes:
18 – Av. Leste Oeste na altura da Praça Marcílio Dias:
19 – Av. Leste Oeste na altura da barraca do Quinzinho (lado sertão):
20 – Av. Leste Oeste entre Jacinto Matos e Escola de Aprendizes Marinheiros:
21 – Av. Leste Oeste defronte a comunidade do oitão preto:
22 – Av. Leste Oeste com Rua General Sampaio (embaixo viaduto do Marina
23 – Av. Leste Oeste com Rua Conde D’eu (PR. 10ª Região Militar):
POLICIAMENTO A SER EMPEGADO DAS 13H AO TÉRMINO (PREVISTO PARA ÀS 22H) NA PRAÇA DA SÉ (ENTORNO DA CATEDRAL)
 * 03 (três) Vtr’s com composição realizando rondas no entorno e PB’s.
* 01 (um) Trinca de Cavalarianos, das 15h às 22h;
EFETIVO UTILIZADO NA PASSAGEM DO CORTEJO PELA AVENIDA LESTE OESTE E AVENIDA CORONEL CARVALHO, OS QUAIS SERÃO REMANEJADOS PARA A PRAÇA DA SÉ E ADJACÊNCIAS COM A ADIÇÃO DO EFETIVO A PÉ DO CPCOM;
 * 69 (sessenta e nove) Praças.
LOCAIS QUE DEVERÃO SER POLICIADOS NA MALHA CENTRAL DE FORTALEZA
01- Rua Conde D’eu com Rua Dr. João Moreira;
02- Rua Conde D’eu com Rua Castro e Silva;
03- Rua Conde D’eu com Rua Rufino de Alencar;
LOCAIS QUE DEVERÃO SER POLICIADOS NA MALHA CENTRAL DE FORTALEZA
04- Rua Conde D’eu com Rua Sobral;
05- Rua Sobral com Rua Gov. Sampaio;
06- Rua Rufino de Alencar (entrada lateral da Catedral);
07- Praça defronte a Catedral ente a Rua Castro e Silva e Dr. João;
08- Rua Castro e Silva com Rua Floriano Peixoto;
09- Rua Dr. João Moreira com Rua Floriano Peixoto (Praça do Passeio Publico);
10- Rua O (Praça do Passeio Publico);
11- Rua Barão do Rio Branco com Rua Castro e Silva;
12- Rua Castro e Silva com Rua Senador Pompeu;
13- Rua Senador Pompeu com Rua Dr. João Moreira;
LOCAIS QUE DEVERÃO SER POLICIADOS NA MALHA CENTRAL DE FORTALEZA
Observação 1: O Quadrilátero das Ruas Conde D’eu, Rua Dr. João Moreira, Rua Vinte e Quatro de Maio e Rua Castro e Silva deverão ser patrulhados por 02 (duas) trincas de motopatrulheiros os quais deverão ser divididos, observando que enquanto a 1ª está na Rua Conde D’eu a 2ª deverá está na Praça dos Leões e assim sucessivamente. (Motos remanejadas do cortejo)
Observação 2: O quadrilátero das Ruas Senador Alencar, Av. do Imperador, Rua São Paulo e Rua Floriano Peixoto, deverão ser patrulhados por uma 01 (uma) Trinca de motopatrulheiros. (Motos remanejadas do cortejo)
Observação 3: 01 (uma) Trinca de motopatrulheiros deverá realizar patrulhamento na Avenida Leste Oeste até o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura – sentido sertão/praia; (Motos remanejadas do cortejo)
Observação 4: 01 (uma) quadra de motopatrulheiros deverá realizar patrulhamento na Avenida Leste Oeste até o Antigo kartódromo – sentido praia/sertão. (Motos remanejadas do cortejo)
RESUMO DO EFETIVO E MEIOS EMPREGADOS
UNIDADE EFETIVO A PÉ EFETIVO MOTORIZADO EFETIVO MONTADO TOTAL DE VIATURAS TOTAL DE MOTOS TOTAL DE CAVALOS
CPCOM 22 PMs 21 PMs 07 viaturas


CPC (sede) 08 PMs 02 viaturas
BPE 21 PMs
5º BPM 16 PMs 02 PMs 03 viaturas
6º BPM 10 PMs
8º BPM 10 PMs 03 PMs 01 viatura
16º BPM 04 PMs
1ª Cia/5º BPM 06 PMs 02 viaturas
2ªCIA/BPRAIO 16 PMs 16 motos
RPMONT 06 PMs 06 animais
TOTAL 83 PMs 56 PMs 06 PMs 15 viaturas

16 motos 06 animais
EFETIVO TOTAL DE PMs: 06 (seis) Oficiais + 143 (cento e quarenta e três) PMs = 149 PM’s

3 – Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania- AMC – Disraelli Brasil
 OBJETIVO – PROVIDÊNCIAS
INÍCIO DA OPERAÇÃO : 05 H
FINAL : APÓS A TOTAL DISPERSÃO DO PÚBLICO
·Isolamento da R. Dom Aluizio Lorscheider para saída do andor com a imagem.
·Após a saída acompanhar o cortejo com batedores e viaturas realizando desvios previstos nos postos base.
·Isolamento da Av. Pres. Castelo Branco entre a Ponte e a Av. Sen. Robert Kennedy com bloqueios ao longo da R. Estevão de Campos.
·Vt e Mt’s de Proteção avança na vanguarda do cortejo que segue na contramão de direção, fechando retornos, e auxiliando nos desvios.
·Equipes nos Principais cruzamentos da Av. Pres. Castelo Branco realizando desvios temporários
·Bloqueios ao longo da R. Gomes Passos.
·Bloqueios ao longo da R. Jacinto Matos e Av. Filomeno Gomes para evitar chegada de veículos na Av. Pres. Castelo Branco
·Isolamento da  Av. entre Av. Filomeno Gomes e R. Fortaleza ate a chegada do cortejo a Catedral.
·Vt e Mt’s de Proteção avança na vanguarda do cortejo que segue na contramão de direção, fechando retornos, e auxiliando nos desvios.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
TÁTICAS
Isolar o local de concentração para agrupamento dos fiéis;
Isolar o local de dispersão onde haverá a missa campal de encerramento;
Acompanhar o cortejo religioso proporcionando segurança aos caminhantes.
PERCURSO
DOM ALUÍZIO LORSCHEIDER/R. BENU MARCONDES/R. MOZART PINHEIRO LUCENA/
HERMES PARAYBA/R.CEL. CARVALHO/RAD. LIMA VERDE/R. ESTEVÃO DE CAMPOS/
LESTE OESTE/AV. FORTALEZA/AV. ALBERTO NEPOMUCENO/ CATEDRAL.
RECURSOS HUMANOS/MATERIAL
Agentes de Trânsito 270 – Total/dia
Motocicletas – 60
Viaturas – 40
Cones – 200

4- Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza -ETUFOR – Miguel Ferreira Guimarães
 Irão operar com programação especial as seguintes linhas de ônibus:
070 – Cuca Barra / Parangaba
091 – Expresso / Antônio Bezerra / Parangaba
140 –  Vila do Mar / Centro II / ES
Teremos uma frota com 70 veículos reservas que irão reforçar a programação e ficarão a disposição do controle operacional nos Terminais e no Centro da Cidade, a partir das 06hs.
LOCAL FROTA
Terminal Antônio Bezerra 18 veículos
Terminal Parangaba 14 veículos
Terminal Siqueira 07 veículos
Terminal Papicu 04 veículos
Terminal Conjunto Ceará 02 veículos
Terminal Messejana 02 veículos
Praça da Estação 20 veículos
Praça Coração de Jesus 03 veículos

De acordo com o planejamento de Transporte realizado pela ETUFOR,  para o Evento “Caminhada com Maria 2016”, será realizado reforço com 70(setenta) carros reservas a partir das 06hs. A equipe será formada por 40(quarenta) colaboradores que atuará tanto na operação dos carros reservas (embarque e desembarque), quanto na orientação dos operadores.
A Divisão de Operação coordenará esta programação nos terminais de Integração conforme a demanda nos mesmos.


6 – Serviço de Atendimento Médico –  Osvaldo Furtado
01 Médico;
05 enfermeiros;
10 técnicos em enfermagem;
40 socorrista;
02 Ambulância suporte básico de vida;
Voluntários para ajudar no transporte de pacientes; (40 voluntários), Grupo GSI;
01 Ambulância UTI; Completa;
01 Ambulância suporte básico de vida; (SBATE);
01 Ambulância suporte básico de vida; (FORTE);
01 Ambulância suporte básico de vida; (BOMBEIRO);
02 Ambulâncias suporte básico de vida; (CSB);
01 Ambulância UTI; SAMU CEARÁ Completa;
01 Ambulância suporte básico de vida; (SAMU FORTALEZA);



Fonte: Site da Arquidiocese de  Fortaleza
Fotos by Janayna Gomes – Setor da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: