sexta-feira, 15 de julho de 2016

5º ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO



“Comunicação e Liturgia”
 é o tema central do 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação que acontece no Ginásio Padre Vitor Coelho, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo. O evento que vai até o dia 17 conta com aproximadamente 900 agentes da Pastoral da Comunicação e Pastoral de Liturgia vindos de todas as dioceses do Brasil, distribuídos nos 17 regionais que compõem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.

O primeiro momento desta noite Irmã Élide Fogolari, irmã Paulina, foi homenageada por todo o trabalho desenvolvido pela implantação e organização da Pastoral da Comunicação.

“A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir a paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. Isto é obra da força do Espírito Santo.” Disse Dom Darci José Nicioli, CSSR – Arcebispo de Diamantina e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Frei Faustino coordenou a oração e a PASCOM foi mais uma vez colocada sob o manto de Nossa Senhora Aparecida.
Liderado por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo de Sobral e Bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação do Regional Nordeste I, um grupo de 33 representantes das nove dioceses do Regional Nordeste I está presente vivenciando este momento de suma importância para a Igreja.  Os participantes estão assim distribuídos:

Crateús 1; Crato 2; Fortaleza 21; Iguatu 1; Itapipoca 2; Limoeiro 1 ;Quixadá 1; Sobral 4.
Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, Doutor em Liturgia,  foi o conferencista da noite e abordou o tema “Comunicação Litúrgica: Ação Sinergeticamente Divino – Humano.
O religioso alertou: “Muitas vezes a Comunicação Litúrgica vem sendo confundida com o simples uso e a pura técnica de comunicação na liturgia, proporcionando assim, um acumulo de barulhos, discursos e movimentos  e que pouco expressa  o sacramento Pascal liturgico”.
Confira as fotos by Jonas Lima – Pascom de Fortaleza

Nenhum comentário: