terça-feira, 14 de junho de 2016

20 MIL FIÉIS LOUVAM SANTO ANTÔNIO




00:00 · 14.06.2016 por André Costa - Colaborador

Uma multidão acompanhou o cortejo com a imagem do Santo pelas principais ruas do Muncípio ( Foto: André Costa )
Barbalha. Milhares de fiéis tomaram as principais ruas deste município, no Cariri cearense, na tarde de ontem, para participarem da procissão que marca o encerramento da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Ao som de cânticos e orações em louvor ao "santo casamenteiro" e, animados pela banda de música da cidade, os quase 20 mil católicos percorreram diversas ruas, até a chegada à matriz que leva seu nome, no Centro.

Essa foi a 306ª festa alusiva ao padroeiro e a primeira após ter sido considera Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para o secretário da Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, este foi um momento histórico para o Município, com a inserção da festa no cenário nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro. "Sinto-me muito feliz por estar vivenciando este momento tão importante da nossa história", pontuou.

O pároco da matriz, Cícero Alencar, lembra que neste ano, está sendo celebrado o ano da misericórdia e o tema da festa escolhido para reflexão foi "Santo Antônio nos conduz à Misericórdia do Pai". Todos os dias, foram realizados os noitários nas comunidades, missas e, na parte social, os leilões, quermesses, no entorno da Matriz.

A festa em comemoração a Santo Antônio de Pádua ocorre desde o fim do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem à cidade de Barbalha. Os festejos são marcados, ainda, por apresentações de grupos regionais, atrações musicais e, o festival regional de quadrilhas, realizado na última quinta e sexta-feira, com prêmios e troféus.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: