quinta-feira, 12 de maio de 2016

PARTE DA 13 DE MAIO SERÁ FECHADA PARA AS CELEBRAÇÕES DE AMANHã




Operação especial disciplinará tráfego durante procissão em homenagem à Nossa Senhora de Fátima

   



Serão realizadas 11 missas, na Igreja de Fátima, ao longo desta sexta-feira, além de uma procissão que partirá do Centro às 20horas
Para os católicos, o dia 13 de maio tem uma grande importância: é dia de Nossa Senhora de Fátima. Em Fortaleza, já é tradição dos fiéis comparecerem às missas realizadas durante toda a data na Igreja de Fátima, no bairro de mesmo nome, e participarem da procissão que sai da Igreja do Carmo, no Centro, até o santuário, onde acontece a típica celebração campal ao fim do dia. Para garantir a organização dos eventos, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) promoverá uma operação de controle de tráfego na região que inclui o bloqueio de um trecho da Avenida 13 de Maio.

O órgão iniciará as ações às 6h, coibindo o estacionamento no entorno da Igreja de Fátima e da Ingreja do Carmo para viabilizar a caminhada dos fieis, marcada para começar às 20h. O esquema se repetirá nos três turnos. No Centro, não será permitido estacionar nas ruas Major Facundo, Meton de Alencar e Barão de Aratanha, no intuito de deixar a área livre para a concentração do público. No momento da missa ao ar livre, após o fim da procissão, a Av. 13 de Maio terá a pista nos dois sentidos bloqueada, entre a R. Napoleão Laureano e o viaduto da Av. Pontes Vieira. A AMC disponibilizará 100 agentes para atuarem no dia.

Por conta dos bloqueios, terão itinerários alterados as linhas de ônibus (011) Circular I, (012) Circular II, (029) Parangaba/Náutico (030) Siqueira/Papicu/13 de Maio, (075) Campus do Pici/Unifor, (088) Antônio Bezerra/Albert Sabin, (099) Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart (501) Bairro de Fátima, (503) Av. 13 de Maio I, (504) Av. 13 de Maio II, (602) Parque Pio XII/Ana Gonçalves, (605) José Walter/Br 116/Av. I, (606) José Walter/Br 116/Av. N, (625) Parque Manibura/Borges de Melo, (725) Parque Santa Maria/Liceu e (855) Bezerra de Menezes/Washington Soares. A mudança deve acontecer no período das 17h às 22h.

Comemorações

A programação em comemoração à santa na Capital ocorrem desde o dia 4, com a realização de novenário na Igreja de Fátima. Neste ano, o templo se prepara para os 100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, que serão comemorados em 2017.

Para o pároco da Igreja, Padre Ivan, a celebração é uma das mais importantes para os cristãos. "A presença de Nosso Senhor e a oração continuam e mostra que os fiéis não se afastaram da fé, que caminhamos com Nossa Senhora e Jesus Cristo", comenta o padre.

A igreja se prepara todos os anos para receber a população. "Tem as equipe de liturgia, de campo, ornamentação, infraestrutura e ministros", afirma o administrador da Igreja de Fátima, João Augusto Stascxak. "Acredito que em média passam cinco mil pessoas por missa", relata.

O aposentado Felipe Fernandes, 70, é devoto de Nossa Senhora de Fátima e há muitos anos frequenta a missa do dia 13 de maio junto com sua esposa. "Todos os anos, eu venho aqui para missa. A mãe de Jesus Cristo é muito importante para mim. Nossa Senhora já realizou pela minha família. Sou muito grato. Ano passado, eu ganhei uma imagem de um senhor que estava aqui na missa, acho que pagando uma promessa. Eu fiquei muito alegre", comenta.

Além das pessoas que chegam para a missa, todo dia 13, vendedores vão para o entorno da igreja, onde encontraram uma forma de renda. A vendedora Ana Paula Abreu conta que há três anos sua família participa da celebração e que, no dia 13 de maio, as vendas se intensificam. "Estamos aqui todo dia 13. Geralmente, a gente vem um dia antes para preparar tudo. Como esse mês é mais festivo, a gente vem uma semana antes", ressaltou.

Mais informações

Horários de missas durante o dia de hoje: 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h
A primeira missa de amanhã, às 5 horas, será celebrada por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza e aniversariante do Dia. A celebração eucarística das 10 horas será presidida por dom Rosalvo, bispo auxiliar e Fortaleza e a missa das 20 horas, terá como celebrante o padre Ivan, pároco do Santuário.

Fonte: Diário do Nordeste e informações colhidas pelo titular do blog com o administrador do Santuário João Augusto

Nenhum comentário: