terça-feira, 17 de maio de 2016

FALECEU O CARDEAL ITALIANO GIUSEPPE COPPA



Faleceu ontem ao fim da tarde, numa clínica, em Roma, o Cardeal Giovanni Coppa. Tinha 90 anos de idade. Natural do Piemonte, norte da Itália, foi ordenado sacerdote em 1949, tendo depois trabalhado na Secretaria de Estado. Foi sagrado bispo pelo Papa João Paulo II em 1980. Dez anos depois era nomeado Núncio  Apostólico na então Checoslováquia, tendo permanecido depois Núncio em Praga até 2001. Criado Cardeal em 2007, passou o últimos anos da sua vida terrena no Vaticano.
Num telegrama enviado ao Cardeal Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, o Papa Francisco enaltece a figura do Cardeal Coppa, que serviu seis papas seus predecessores. Bergoglio destaca, entre outras, a atividade de latinista desempenhada pelo servidor Coppa, durante o Concilio Vaticano II, assim como também a missão de Núncio, em que deu testemunho de um intenso e frutuoso empenho para o bem espiritual daquelas nações.
As exéquias são presididas pelo Cardeal Angelo Sodano, amanhã 18, às 15 horas na Basílica de São Pedro. O Papa presidirá ao rito da última encomendação e de despedida.
Com a morte do Cardeal Coppa, que era da ordem dos Diáconos, o Colégio Cardinalício passa a ter 214 cardeais, 114 dos quais eleitores e 100 não eleitores. (DA)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: