segunda-feira, 30 de maio de 2016

COMISSÃO ROMANA VISITA A DIOCESE DE GUARABIRA PARA CUIDAR DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE PADRE

Padre Ibiapina viveu de 1806 a 1883
Membros da Congregação para as Causas dos Santos, com sede no Vaticano estão na diocese de Guarabira (PB) para cuidar do processo de beatificação do padre Ibiapina, que viveu de 1806 a 1883 e foi sepultado no Distrito de Santa Fé, onde está estruturado o seu memorial. 
A exumação do corpo foi feita no domingo, 22, em cerimônia fechada, administrada pelo bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, ao lado do postulador Paolo Vilotta e do padre Paollo Lombardo. 
A exumação é uma das etapas da beatificação. “Está dentro do processo. Consta a exumação dos restos mortais do corpo e a colocação dele no lugar propriamente eclesiástico, sob os cuidados da Igreja. Estamos cumprindo todas as etapas”, explicou o bispo dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Os integrantes da Congregação estão recolhendo mais informações para serem enviadas ao Vaticano, com a finalidade de dar andamento à beatificação do sacerdote e, por isso, passarão os próximos 10 dias no território diocesano realizando o que chamam de suplemento processual.
A verificação dos restos mortais do padre foi feita por aproximadamente oito pessoas, entre elas os técnicos de Roma, padre Paolo Lombardo e Paolo Vilotta. Ambos participaram de outros processos no Brasil, como os de Inhá Chica, irmã Dulce, irmã Benigma e irmão Victor.
A retirada dos restos mortais emocionou quem acompanhou o processo. “Foi de fato muito marcante, dentro de um rito litúrgico. Quando se quebrou a pedra e abrimos a urna onde estavam os restos mortais do Servo de Deus, fizemos orações e louvamos a Deus”, comentou o bispo dom Lucena.

Com informações e foto da diocese de Guarabira


Nenhum comentário: