sábado, 28 de maio de 2016

ARQUIDIOCESE DE BELÉM EM PREPARAÇÃO PARA O XVII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL


A expectativa é que o evento reúna pelo menos 550.000 pessoas, entre Bispos, Sacerdotes, Expositores, e todo o povo de Deus

LogoHome300
Dentro de exatos seis meses, a cidade de Belém, no Pará, sediará o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). A expectativa é que o evento reúna pelo menos 550.000 pessoas, entre Bispos, Sacerdotes, Expositores, e todo o povo de Deus que deseja reafirmar sua fé em Cristo Eucarístico, refletindo o tema: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lc 24, 35).
A capital paraense também celebra, neste ano, seu quarto centenário de início da evangelização na Amazônia. Uma vasta programação está sendo preparada para receber tantos peregrinos e participantes entre os dias 15 e 21 de agosto, período do Congresso. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ressalta a consciência que a Igreja de Belém tem acerca da grandiosidade deste CEN, “é a segunda vez que o evento acontece em nossa cidade, cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil. Temos em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas e a maior delas é a nossa fé. Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser Igreja viva na Amazônia”.
– Programação
A programação do Congresso Eucarístico acontecerá em alguns dos principais pontos da capital belenense, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) acontecerá abertura oficial do CEN2016 na segunda-feira, dia 15, onde haverá o acolhimento do Legado Pontifício. Na quinta-feira, dia 18, haverá a celebração com primeira comunhão para cerca de 1.300 crianças. Já no dia 19, sexta-feira, os jovens se reúnem para a Celebração Eucarística. E, por fim, no sábado, dia 20, acontece a grande Celebração Eucarística com adoração ao Santíssimo Sacramento, em seguida saem 85 procissões. Uma para cada paróquia da Arquidiocese.
No Hangar Convenções & Feiras da Amazônia acontecerão outras atividades principais do Congresso, a começar pelo Simpósio Teológico, com quatro cursos, sendo ministrados pelo Padre Wagner Ferreira (Comunidade Canção Nova), Padre João Paulo Dantas (doutor em Teologia), Dom José Aparecido (Bispo Auxiliar de Brasília) e Dom Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. O CEN2016 ainda contará com Workshops, Feira Católica e Exposição de Arte Sacra e Artesanato Regional.
No Portal da Amazônia, orla da cidade, acontece a chegada da procissão eucarística fluvial, que terá início em Manaus, passando por dioceses e prelazias do Amazônia e chegando em Belém. Na chagada, bênção com Santíssimo e programações culturais com apresentações de Orquestra Sinfônica e do Pe. Reginaldo Manzotti.
Está previsto também Celebrações Eucarísticas na Sé Catedral presididas pelos Cardeais, Núncio Apostólico e Legado Pontifício; Jornadas Pastorais nas seis Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém; Diversas celebrações nas paróquias da Arquidiocese e Missas em outros Ritos. Também como parte da programação que será encerrada somente na tarde do domingo, 21 de agosto, na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, quando acontece a Missa de Encerramento e a procissão eucarística até o Forte do Presépio (defronte à Sé Catedral), local da fundação da cidade de Belém do Pará e o início da evangelização da Amazônia, onde acontecerá a bênção final e o encerramento do XVII Congresso Eucarístico Nacional.
– Inscrições
As inscrições já estão disponíveis pelo site oficial do Congresso Eucarístico (www.cen2016.com.br). Ao se inscrever, os interessados poderão optar em participar em um dos cursos do Simpósio Teológico ou Workshop (cursos disponíveis no próximo mês) – eventos com limite de inscrições. As demais programações são de livre acesso. Ao se inscrever para o Congresso a pessoa estará contribuindo com a organização do Congresso, e também receberá o Kit do Congressista.
– Hospedagem
A capital do Pará é destino de muita gente que busca conhecer a região amazônica ou serve até mesmo de destino para executivos que vem a trabalho. Anualmente, o Círio de Nazaré atrai dois milhões de turistas vindos do Brasil e do mundo inteiro. Com tudo isso, o setor hoteleiro de Belém é capacitado e consegue acolher um expressivo número de turistas na cidade. No Congresso Eucarístico não será diferente. Vários hotéis fecharam parceria com a Arquidiocese de Belém e oferecerão descontos para os congressistas. Porém, Belém é também conhecida pela sua gente simples e sempre acolhedora, é por isso que ofereceremos também a opção de Hospedagem Solidária, isto é, a solidariedade dos anfitriões em receber peregrinos do Brasil todo que virão ao Congresso e poderão se hospedar em casas de famílias católicas.
Para o Padre Carlos Augusto da Silva, responsável pela equipe de hospedagem solidária do Congresso, “é uma oportunidade de acolher os congressistas mediante a hospedagem solidária, pois criamos novos laços de amizades e aprendizados para vida, com pessoas que virão de todos os cantos do Brasil. É uma troca de experiências, criando verdadeiras amizades, ato de fraternidade”.
Outra novidade do CEN2016 é a promoção de passagens aéreas para os que se inscreverem, são descontos de até 20% nas compras das passagens. Basta o inscrito ter em mãos a ficha de inscrição, fazer contato com a agência parceria do CEN2016 pelos contatos: 4005-5107 ou pelo e-mail jhennef@flytourbelem.com.br informando o número do inscrição.
– História
O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.
No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, aconteceu em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007.
Os Congressos Eucarísticos têm como características: Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; Prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento: adoração e reparação; Manifestar a universalidade e unidade da Igreja e a sua dimensão missionária;     Irradiar para a Igreja e a sociedade os frutos da Eucaristia na ação social;      Realizar seminários temáticos para públicos específicos, com temas ligados a teologia da Eucaristia.
Mais informações pelo (www.cen2016.com.br), ou pelo telefone: (91) 3215-7001; e pelo e-mail: comunicacao@cen2016.com.br

Fonte: Zenit

Nenhum comentário: