Francesco Patton é o novo custódio da Terra Santa. Sucede a Pierbattista Pizzaballa, que guiou a Custódia nos últimos doze anos. A nomeação efetuada pelo governo geral da ordem dos frades menores foi aprovada pela Santa Sé em conformidade com as normas dos estatutos pontifícios que governam esta entidade da ordem franciscana.
Nascido em Vigo Meano, arquidiocese de Trento, a 23 de dezembro de 1963, Patton pertence à província de Santo Antônio dos frades menores da Itália do norte. Emitiu a profissão religiosa a 7 de setembro de 1983 e a solene no dia 4 de outubro de 1986. Recebeu a ordenação sacerdotal a 26 de maio de 1989. Em 1993 obteve a licenciatura em ciências da comunicação na Universidade Salesiana de Roma.
Dentro da sua província de origem e da ordem desempenhou diversos cargos. Foi duas vezes secretário geral do capítulo geral dos frades menores (2003 e 2009), visitador geral (2003), ministro provincial da província San Vigilio de Trento (2008-2016), presidente da conferência dos ministros provinciais da Itália e Albânia (Compi, 2010-2013).
Exerceu numerosos cargos também fora da ordem. Foi membro do conselho presbiteral diocesano e da secretaria do mesmo conselho pastoral diocesano da arquidiocese de Trento; professor de ciências da comunicação social no Studio teológico acadêmico tridentino; colaborador do semanário diocesano, da rádio diocesana e de Telepace Trento. Desde 1991 está inscrito no registo dos jornalistas do Trentino Alto Adige como publicista.
Fonte: L’Osservatore Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário