Cidade do Vaticano (RV) – “A sua porta está sempre aberta”. Tendo esta frase como fio condutor, durante três dias, a partir desta sexta-feira, 29, a Família Militar e da Polícia celebrará o seu Jubileu, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia. O evento realiza-se há 30 anos da promulgação da Constituição Apostólica “Spirituali Militum Curae”, do Papa João Paulo II, por uma maior atenção espiritual dos militares e uma concreta e específica forma de assistência pastoral”.
O Jubileu dos Militares será aberto com uma Missa presidida pelo Arcebispo espanhol Dom Juan del Rio Martin, às 7 horas da manhã, na Igreja Santa Ana, no Vaticano.
O dia prosseguirá, a partir das 9 horas, no Instituto Patrístico Augustinianum, com os pronunciamentos do Secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher, que falará sobre “Os Ordinariatos Militares e as Forças de Polícia empenhadas na formação ao direito humanitário”; do Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, sobre “Desenvolvimento e história da função pastoral dos Ordinariatos Militares há 30 anos da Constituição Apostólica”; do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, sobre “O estado dos Ordinariatos nos territórios de missão” e do Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, sobre “A nova evangelização no Ano da Misericórdia: oportunidade e esperança para o mundo militar e de polícia”. Às 12 horas, o momento de oração com o Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro.
Às 14h30, “Experiência de liberdade evangélica” é o tema introduzido por Mons. Mario Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação, seguido pela participação dos Ordinários Militares vindos da Ásia, África, América do Norte, América Latina e Europa, sobre o tema “Os Ordinariatos Militares” e as Forças de Polícia na tutela da Justiça e da Paz”.
Este primeiro dia de intensa programação se concluirá às 17 horas com a palestra do Professor Vincenzo Buonuomo, Ordinário de Direito Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense, sobre “O papel da Constituição Apostólica ‘Spirituali Militum Curae’ nos novos cenários de paz e de segurança”. Logo após, o debate e o encerramento com a oração do Jubileu.
No sábado, 30 de abril, está programada a Audiência Jubilar com o Papa Francisco, às 10 horas, na Praça São Pedro, precedida por um momento de acolhida das várias representações nacionais. Após, a passagem pela Porta Santa. O acesso dos peregrinos à Praça será permitido a partir das 7 horas. Enquanto aguardam a audiência com o Papa, os peregrinos serão animados por bandas militares e da polícia.
No domingo, 1º de maio, às 10 horas, conclusão do Jubileu reservado à Família Militar e da Polícia, quando será celebrada uma Missa presidida pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro, enquanto às 12 horas os peregrinos participarão da Oração do Regina Coeli com o Papa Francisco.
“A experiência de oração com o Papa, sábado na Praça, e da santa Missa, domingo em São Pedro com todos os Ordinários Militares do mundo e com as delegações de muitos militares provenientes de muitos países, representa uma especial oportunidade – disse na véspera do evento o Ordinário Militar para a Itália, Dom Santo Marciano – para confiar a Deus os militares e as suas famílias, e os esforços e os sacrifícios a que eles são chamados a cumprir para garantir a segurança dos povos e das instituições de todo o planeta”. (JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário